Explosão em mesquita deixa mortos no Afeganistão durante cessar-fogo com o Talibã | Mundo

Explosão em mesquita deixa mortos no Afeganistão durante cessar-fogo com o Talibã | Mundo

Ao menos 12 pessoas morreram e 15 ficaram feridas em uma explosão em uma mesquita na periferia de Cabul, a capital do Afeganistão, nesta sexta-feira (14). Entre os mortos está o imã da mesquita.

A explosão ocorre durante o cessar-fogo de três dias entre o governo afegão e o Talibã, que entrou em vigor ontem, quinta-feira (13). Ninguém assumiu a responsabilidade pelo atentado até o momento.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, negou qualquer ligação com o ataque, condenando a explosão e acusando a agência de inteligência do Afeganistão de estar por trás do atentado.

Tanto o Talibã quanto o governo afegão costumam culpar um ao outro pelos ataques, e raramente os culpados são identificados e o resultado das investigações é divulgado.

O quarto cessar-fogo em quase duas décadas de confrontos foi feito devido ao Aid al Fitr, festividade muçulmana do fim do Ramadã, e em meio a uma onda violência que varreu o país nas últimas semanas.

Na semana passada, mais de 50 pessoas, a maioria estudantes adolescentes, morreram em uma série de explosões nas imediações de uma escola de meninas da capital.

Os ataques começaram depois que os Estados Unidos anunciaram a retirada suas tropas do Afeganistão até 11 de setembro, quando se completarão 20 anos do ataque às Torres Gêmeas (veja no vídeo abaixo).

Biden vai retirar todas as tropas americanas do Afeganistão

Biden vai retirar todas as tropas americanas do Afeganistão

O ataque ocorre dois dias após soldados americanos deixarem a sua segunda maior base militar no Afeganistão, a de Kandahar.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (14) por Khoja Yaya Alawi, porta-voz do exército afegão em Kandahar. “A base não foi devolvida oficialmente, mas posso confirmar que eles deixaram a base na quarta-feira”.

A transferência oficial da base acontecerá depois do Eid al Fitr. Kandahar é um reduto Talibã e nos últimos meses registrou um aumento da violência e dos ataques dos insurgentes.

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .