empresas apostam em manejo florestal sustentável

empresas apostam em manejo florestal sustentável

Celebrado nesta quinta-feira, 15, o Dia Nacional da Conservação do Solo evoca a necessidade da preservação deste recurso natural. E as florestas plantadas, como as de eucalipto, assumem um importante papel nisso. Na Bahia, algumas ações visam ao manejo florestal sustentável como forma de melhorar o uso do solo, fazendo com que ele permaneça preservado e rico em nutrientes.

João Fernando Silva, gerente de Silvicultura da Bracell, uma das empresas envolvidas com manejo florestal, informa algumas destas ações, que têm início já na produção de mudas, obtidas a partir de materiais genéticos oriundos de árvores matrizes selecionadas e melhoradas. A empresa realiza também o planejamento de implantação – com a definição do uso do solo, objetivando maximizar o campo de plantio e delimitar as áreas de proteção ambiental.

Ainda de acordo com João, o preparo de solo é realizado de forma mecanizada e apenas a linha de plantio é preparada (subsolada) – uma técnica chamada de cultivo mínimo. Além disso, a empresa adota o plantio em nível para as áreas com declividade, o que favorece a manutenção da umidade e dos nutrientes no solo, mitigando o risco de erosão e lixiviação.

“Outro ponto importante é em relação à conservação química do solo. Para isso, sempre fazemos aporte de nutrientes, por meio de nutrição mineral. Este trabalho de conservação e melhoramento ocorre a partir de uma análise complexa e detalhada realizada pelo nosso setor de pesquisa, antes de fazer um novo plantio de eucalipto. Desta forma, garantimos os nutrientes necessários para nunca exaurir o solo”, ressalta.



Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .