prefeitura intensifica vistorias em casarões antigos

prefeitura intensifica vistorias em casarões antigos

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está vistoriando o estado de conservação dos casarões históricos localizados na região do Centro. Conforme o órgão, a iniciativa integra o projeto Casarões e acontece de forma rotineira, porém, neste período em que há maior volume de precipitações de chuvas, o monitoramento é intensificado. Só neste ano, as equipes já realizaram 69 inspeções. Em 2020, foram 487 vistorias.

De acordo com a prefeitura, o trabalho preventivo tem permitido identificar os imóveis com risco alto e alertar os órgãos que cuidam do patrimônio histórico sobre a necessidade da realização de intervenções. A intenção é minimizar o risco de acidentes e garantir a segurança e a integridade física dos moradores e transeuntes locais.

No caso dos casarões particulares que apresentem estrutura comprometida, as equipes da Defesa Civil notificam os proprietários para que eles façam as intervenções necessárias. No entanto, se o risco de desabamento é iminente, a própria prefeitura pode realizar a demolição mediante autorização de órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio histórico da cidade.

Mais de 1,3 mil casarões já foram cadastrados. A maioria deles está localizada em áreas do Pelourinho, Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Santo Antônio e Comércio.



Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .