Prefeitura inicia obras de intervenções no Subúrbio Ferroviário

Prefeitura inicia obras de intervenções no Subúrbio Ferroviário

O Subúrbio Ferroviário, em Salvador, passará por intervenções, tanto urbanas, como sociais, através do projeto Novo Mané Dendê, que contempla obras de infraestrutura, saneamento, habitação e mobilidade em cinco bairros da região. A ordem de serviço para início da primeira etapa foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira, 15.

As cinco localidades que vão receber as obras são Ilha Amarela, Rio Sena, Itacaranha, Plataforma e Alto da Terezinha. A ação, que nessa etapa conta com investimento de R$110,4 milhões, contou com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos. Segundo a prefeitura, as obras terão prazo de duração de três anos, com investimento total de cerca de R$500 milhões.

O projeto está dividido em quatro etapas e serão resolvidas, principalmente, as questões de esgotamento sanitário e abastecimento de água. Já as outras intervenções que serão promovidas são de infraestrutura, urbanísticas e sociais, incluindo geração de emprego para os moradores e qualificação de mão de obra ao pequeno empreendedor da região.

Primeira etapa

As ações dessa fase das obras começam a partir desta quinta-feira, 15. São intervenções de saneamento com sistema de abastecimento de água com rede de distribuição e ligações domiciliares e esgotamento sanitário, macrodrenagem e microdrenagem.

Também serão feitas uma contenção de encosta em solo grampeado na Rua Pacaembu, em Ilha Amarela; melhorias em 1,5 km de vias na Via Tronco e nas ruas Cabaceiras, Pacaembu, Tatuapé e Carlos Chagas, todas em Ilha Amarela; construções de 535 metros de novos trechos, a exemplo da recomposição da Travessa Carlos Chagas e de uma nova via que margeia o Rio Mané Dendê, junto ao residencial Bellas Águas; além de 1km de trilhas, caminhos e escadarias.

Os moradores do Subúrbio também ganharão novas áreas de lazer e convivência, com a implantação de quatro novas praças nesta fase. Uma será próxima à Creche Escola Primeiro Passo Ilha Amarela, outra próxima à Rua Cabaceiras e duas ao longo da Via Tronco.

As famílias que residem em áreas de risco e nas linhas de drenagem, por sua vez, serão reassentadas. Uma parte delas irá, nas próximas semanas, para 260 moradias do Residencial Novo Mané Dendê, construído em Ilha Amarela, processo que foi negociado com cada morador no Escritório Social do projeto, montado em Itacaranha desde novembro de 2019.

Alcance

Coordenado pela Seinfra, o projeto Novo Mané Dendê beneficia diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. O objetivo é contribuir para a melhoria da população.

A intervenção promoverá, ainda, a recuperação da qualidade ambiental da bacia e das águas do Mané Dendê e consequentemente das cachoeiras de Oxum e Nanã, referentes paisagísticos, culturais e religiosos do Parque São Bartolomeu. Todo o projeto alcançará 800 mil m² de área.

Demais ações

Todas as ações do projeto envolvem intervenções de macro e microdrenagem; seis contenções de encosta; cinco proteções de taludes com hidrossemeadura; saneamento; melhorias em 8,5 km do sistema viário existente e implantação de 10,1 km de novas vias. Além disso, haverá 33 mil m² de área de lazer, resultando em 30 novas praças com dique, quadra poliesportiva, campo de terra e grama, parques infantis, equipamentos de academia saúde e ginástica, quiosques de convivência e comerciais, e 971 unidades habitacionais, sendo 260 unidades do Residencial Novo Mané Dendê e 711 construídas no decorrer das obras.

Os serviços de macrodrenagem e microdrenagem serão realizados no rio e em seus afluentes. Com isso, toda a capacidade de drenagem pluvial da Bacia do Rio Mané Dendê será recuperada, solucionando as inundações. Além disso, será feita a recuperação ambiental do rio.

Em relação ao saneamento, toda a área da bacia do Mané Dendê receberá uma rede adequada de esgotamento sanitário, tratamento e disposição final dos efluentes.

O entorno ganhará ainda centro cultural e comunitário; mercado popular; terminal de ônibus; e duas escolas, sendo para o segmento da Educação Infantil e outra para o Fundamental I e II. Outra iniciativa vai envolver a melhoria de 1,5 mil unidades residenciais, em uma ação semelhante ao programa Morar Melhor.



Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .