Secretário rebate ministério e diz que 10 mil não voltaram para 2ª dose na Bahia

Secretário rebate ministério e diz que 10 mil não voltaram para 2ª dose na Bahia

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, negou que o estado tenha um “atraso significativo” na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, ao rebater dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Na terça-feira, 13, o ministério informou que aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros deixaram de tomar a segunda dose no prazo estabelecido no cartão de vacinação e precisam retornar aos locais de imunização para completar o esquema vacinal. De acordo com os dados do ministério, 148.877 baianos se enquadravam nessa situação.

No entanto, Vilas-Boas diz que esse número é bem menor. Segundo o secretário, são 10.065 doses em atraso na Bahia. “Não há atraso significativo na aplicação da segunda dose da vacina Covid19 na Bahia. Os dados publicados pelo MS foram extraídos do sistema ministerial SIPNI que está com inconsistências de preenchimento e com atrasos na alimentação pelos municípios”, escreveu no Twitter.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, orienta que mesmo as pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose. “Destaco aqui que, mesmo que vença o prazo, a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que elas completem o esquema. Então, quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema”, afirma.



Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .