Três novas bases do Samu são inauguradas em Salvador

Três novas bases do Samu são inauguradas em Salvador

Três novas bases de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram inauguradas nesta quarta-feira, 17, na Arena Fonte Nova, no Hospital Salvador (na Federação), e no Pronto Atendimento (PA) Alfredo Bureau (Marback), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis. Além disso, aparelhos de ultrassonografia foram instalados em 12 ambulâncias para acelerar o tratamento de pacientes em casos mais graves.

“Em média, o Samu leva de 15 a 20 minutos para dar o apoio quando requisitado. Salvador agora sai de 14 bases do serviço para 17”, explicou o gestor.

A estrutura da Arena Fonte Nova contará com três ambulâncias. Uma é de suporte avançado para as ocorrências mais graves, sendo equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel e tendo disponível enfermeiro, médico e o condutor. Os outros dois veículos são para atender os casos de menor gravidade, sendo tripulados por um técnico de enfermagem e um condutor.

Já a base que fica no Hospital Salvador tem uma ambulância avançada e outra básica, enquanto que o PA Alfredo Bureau dispõe de duas ambulâncias básicas.

Atualmente, Salvador conta com 85 veículos em circulação, sendo 70 distribuídas nas bases e 15 atuando no transporte de pacientes entre as UPAs.

Na ocasião, Bruno Reis afirmou que profissionais, tanto condutores, como médicos e socorristas, seguem sendo contratados.

Ultrassom 

Ainda nesta quarta-feira, 17, também foram entregues 12 equipamentos de ultrassonografia que foram adquiridos para o Samu. Os aparelhos vão funcionar em 12 ambulâncias avançadas e permitirão a realização do exame de imagem do paciente ainda no veículo.

“Quando essas ambulâncias forem buscar um paciente com suspeita de Covid-19, por exemplo, será possível a realização de exame durante o deslocamento para verificar se há comprometimento pulmonar. Os aparelhos também servirão para outras ocorrências que temos, como acidente de trânsito, que provoca hemorragias internas. Vai dar para identificar o órgão que estiver com sangramento ainda no encaminhamento ao hospital”, explicou Bruno Reis.

Cenário Covid-19

Na manhã de hoje, 17, 32 pacientes estavam aguardando regulação nas unidades de urgência e emergência. Nas últimas 24h, 87 pessoas foram transferidas para hospitais que são referência no tratamento ao coronavírus. Também seguem em alta a ocupação de leitos de UTI, com taxa de 87%.



Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .