Senado dos EUA aprova nome, e Deb Haaland se torna primeira indígena a chefiar secretaria no governo

Senado dos EUA aprova nome, e Deb Haaland se torna primeira indígena a chefiar secretaria no governo



Nomeada por Joe Biden, a nova secretária de Interior terá, entre as atribuições, supervisionar políticas orientando o uso de milhões de hectares de terras federais e indígenas. Nomeação recebeu apoio de senadores republicanos, incluindo Lindsey Graham, ex-aliado de Trump Deb Haaland, nomeada para ocupar a Secretaria do Interior dos EUA, em foto de 5 de março
J. Scott Applewhite/Arquivo/AP Photo
O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (15) a deputada Deb Haaland como secretária do Interior do país, tornando-a a primeira indígena a chefiar uma pasta no gabinete, e garantindo a ela um papel central nos planos gerais do presidente Joe Biden de combate às mudanças climáticas. 
O Senado dos EUA confirmou a democrata do Novo México em uma votação por 51 a 40 após ela conseguir apoio de republicanos, entre eles o senador Lindsey Graham, da Carolina do Sul, e das senadoras Lisa Murkowski, do Alasca, e Susan Collins, do Maine.
A ascensão de Haaland ao gabinete é o resultado de semanas de campanha por nativos-americanos e grupos ambientais que apoiam sua indicação histórica. Ela enfrentou a resistência de parlamentares republicanos por suas visões sobre a indústria do petróleo.
QUEM É QUEM: Mais nomes do governo de Joe Biden
Na audiência de dois dias no mês passado em comitê do Senado, republicanos a pressionaram por seu envolvimento em protestos contra oleodutos, apoio à resolução climática chamada de “Green New Deal” e pela pausa do governo Biden sobre novas concessões federais para perfuração.
Haaland irá supervisionar políticas orientando o uso de milhões de hectares de terras federais e indígenas. Originária do povo Laguna, Haaland irá comandar a relação do governo norte-americano com 574 povos indígenas reconhecidos.
VÍDEOS: a posse de Joe Biden

Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .