Reconhecimento facial da SSP-BA já flagrou quase 200 suspeitos

Reconhecimento facial da SSP-BA já flagrou quase 200 suspeitos

O sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) chegou ao seu segundo ano de funcionamento, nesta sexta-feira, 18. Segundo o órgão, a ferramenta registrou, ao longo deste período, a marca de 199 suspeitos flagrados, sendo 89 foragidos somente em 2020.

Baseado na captação dos pontos focais do rosto através das câmeras, o recurso precisou passar por alguns ajustes nas fórmulas matemáticas para se adaptar à pandemia da Covid-19. De acordo a SSP, a mudança na concentração do algoritmo foi necessária para que os dispositivos identificassem também as áreas, entre o nariz e a testa, cobertas pelas máscaras de proteção.

No entanto, o órgão garante que o reconhecimento continua o mesmo, e que a identificação dos suspeitos segue sem problemas. Desde a adequação, realizada em abril deste ano, as câmeras flagraram sete foragidos da Justiça.

A última prisão realizada via reconhecimento facial aconteceu no início do mês de dezembro em um dos pontos monitorados pela polícia. Na ocasião, o dispositivo apontou 97% de semelhança para um homem que usava máscara e possuía ordem judicial expedida pela comarca da cidade de Santa Terezinha pela prática de roubos.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!