Aluno da rede estadual é destaque em Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia

Aluno da rede estadual é destaque em Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia

Dois anos. Este foi o período em que o estudante da rede pública estadual Jackson Menezes, 19 anos, levou para ver seu projeto, uma mini usina de compostagem feita com materiais recicláveis, em especial garrafa de água mineral, ganhar ‘corpo’ e ser premiado como um dos melhores da 16ª edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit).

O evento aconteceu este ano em Recife, Pernambuco, entre os dias 24 e 28 de novembro. Ele foi premiado em duas categorias e ainda garantiu o credenciamento para participar do Youth Science Meeting – Encontro de Ciência da Juventude – que acontecerá na cidade de Coimbra, em Portugal, em julho de 2021, e no evento Jóvenes Científicos por Puerto Rico, em Porto Rico, em maio do próximo ano.

Premiações

Jackson ficou com o 1° lugar na votação popular e 2° lugar em ciências agrárias. “Meu projeto é implantação de uma mini usina de compostagem a partir de materiais recicláveis, onde eu utilizo garrafas de água mineral para a confecção de composteiras, visando que uma composteira convencional custa em média R$ 100, enquanto utilizando o meu modelo vai gastar em torno de R$ 20, que é o custo em média da garrafa de água mineral”, explicou o jovem cientista. O trabalho dele concorreu com outros 40.

“Fico muito grato com a conquista dos prêmios. Para nós, esses prêmios representam a valorização da educação pública. Este projeto, para mim, teve uma grande relevância para o mundo biológico e social. Através dele eu posso transmitir conhecimento à sociedade sobre a problemática do lixo e também mostrar aos outros estudantes que podemos mudar o mundo através da educação pública”, disse o estudante do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual da Bahia (Central) e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC).

O jovem contou com a monitoria de Sueli Santa Isabel Porto Menezes e o projeto foi orientado pela professora Solange Rodrigues Muti.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!