Serviços na Bahia sobem 10,8% em outubro; recuo frente a 2019 é de 6,9%

Serviços na Bahia sobem 10,8% em outubro; recuo frente a 2019 é de 6,9%

No mês de outubro, o setor de serviços na Bahia seguiu com forte alta de 10,8% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Logo, este foi o terceiro avanço consecutivo nessa comparação e o melhor desempenho regional do país naquele mês, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), detalhados pela SEI, da Secretaria de Planejmento do Estado.

No entanto, apesar do avanço histórico, o setor de serviços baiano ainda não se recuperou das perdas causadas pela pandemia e segue acumulando queda desde que se iniciou o isolamento social para combater a Covid-19. Nos oito meses de março a outubro, os serviços recuaram -4,4% no estado.

De setembro para outubro, o desempenho dos serviços na Bahia (10,8%) liderou o movimento de resultados positivos verificados em 16 das 27 unidades da Federação.

Na comparação com outubro de 2019, entretanto, o setor de serviços baiano segue apresentando queda (-6,9%). Ainda que tenha havido uma desaceleração do ritmo de recuo (havia sido de -16,4% em setembro), nesse confronto foi o pior mês de outubro desde 2016, quando o volume dos serviços na Bahia havia caído -10,0%. Ainda assim o desempenho baiano está um pouco melhor que o nacional (-7,4%).

Assim, o setor de serviços na Bahia seguiu mostrando apenas resultados negativos em 2020, frente aos mesmos períodos de 2019, e acumulando um recuo de -17,2% de janeiro a outubro. Nesse indicador, o desempenho baiano se mantém o 2o pior dentre as 27 unidades da Federação, à frente apenas de Alagoas (-19,0%).

No país como um todo, os serviços acumulam queda de -8,7% no ano de 2020, com resultado positivo apenas em Rondônia (1,2%).

A atividade que mais contribuiu para a queda geral do setor de serviços na Bahia, em outubro, foi a de serviços prestados às famílias (-32,8%). O grupo dos outros serviços (6,5%) também cresceu, na Bahia, em outubro deste ano, comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Serviços turísticos

Em outubro, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceram 24,4%, frente ao mês anterior. No entanto, mantêm intensa queda em relação a outubro do ano anterior (-31,9%).

Foi o terceiro avanço consecutivo (haviam crescido 48,0% de julho para agosto e 33,8% de agosto para setembro) e o melhor resultado entre os 12 estados onde o agregado de turismo é investigado separadamente. Ficou ainda bem acima do índice do país como um todo (7,1%).

Porém, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve, em outubro, a sua oitava queda consecutiva no volume de serviços ligados ao turismo (-31,9%). Foi, porém, a queda menos intensa desde abril.

Assim, de janeiro a outubro de 2020, os serviços ligados ao turismo na Bahia acumulam queda de -41,1%, o pior desempenho para os primeiros dez meses do ano no estado desde o início da série histórica da PMS, em 2011.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!