
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) conquistou o Prêmio Melhores ONGs, o maior reconhecimento do terceiro setor no Brasil. A premiação, que está em sua quarta edição, elege todos os anos as 100 melhores ONGs do país.
“É muito gratificante receber esse reconhecimento e estar ao lado de tantas outras instituições sérias, que, assim como nós, trabalham com muita dedicação e transparência para construir um país melhor”, afirmou o presidente do GACC-BA, Roberto Sá Menezes, em nota.
Promovido pelo Instituto Doar, o Prêmio tem como missão reconhecer e divulgar as instituições que mais se destacam pela excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência para a sociedade. Entre os critérios analisados estão a captação de recursos, metas e avaliação de resultados.
Fundada em 1988 por um grupo formado por médicos e pais de crianças acometidas pelo câncer, a GACC-BA atende mensalmente cerca de 240 crianças/adolescentes de 0 a 19 anos, além de seus acompanhantes.
Durante o período de tratamento – que dura, em média, dois anos – o local oferece aos pacientes e acompanhantes o custeio de serviços e itens que não são oferecidos pelo SUS como: hospedagem, alimentação, transporte, medicamentos complementares, próteses e órteses, exames, além de assistências social, odontológica, fisioterapêutica, nutricional e psicológica.