18 capitais e mais 39 cidades brasileiras vão escolher futuros gestores neste domingo, 29

18 capitais e mais 39 cidades brasileiras vão escolher futuros gestores neste domingo, 29

57 cidades pelo Brasil vão definir os prefeitos com a disputa realizada em segundo turno, neste domingo,29. Entre elas 18 são capitais. Os outros 49 municípios, com mais de 200 mil eleitores, ou seja, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para conseguir a eleição em primeiro turno, também esperam os futuros gestores nesta nova disputa. São esperados, pelo menos, mais de 38 milhões de eleitores às urnas, onde vão escolher os futuros gestores municipais.

As capitais onde a disputa vai ser definida em segundo turno são as seguintes: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

95 cidades no Brasil possuem mais de 200 mil eleitores. Em 37 destas cidades, os futuros gestores foram eleitos no último dia 15 de novembro. Macapá – AP, que tem mais de 292 mil eleitores foi prejudicada por causa do apagão deste mês, que durou 22 dias. Com isso vai ter o primeiro turno das eleições realizado ainda no próximo dia 6 de dezembro. Já o segundo turno, caso necessário, está marcado para o dia 20 de dezembro.

Principais capitais

De acordo com as últimas pesquisas, a disputa em São Paulo vai ser acirrada entre os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (Psol). Já no Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) disputa a prefeitura da cidade com o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM).

A capital Recife, terceiro maior colégio eleitoral neste segundo turno, a disputa traz 2 dos 12 deputados candidatos nestas eleições. Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB), que são primos, fazem um combate que promete ser disputado até o fim da apuração deste domingo, 29.

Ainda no primeiro turno, cinco prefeitos de capital foram reeleitos. Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Florianópolis e Campo Grande foram as cidades que tiveram gestores escolhidos no último dia 15 de novembro. Na capital do Tocantins, Palmas, não há a realização do segundo turno, já que existem apenas 180,5 mil eleitores.

Entre as capitais, o DEM elegeu três gestores, PSDB dois e PSD um. Tanto o DEM, quanto PSDB e PSD têm postulantes às prefeituras de capitais neste segundo turno, o que pode aumentar o número de prefeitos eleitos. Com sete candidatos, o MDB é o partido que tem mais postulantes nesse contexto de disputa nas capitais dos estados.

O PT é o partido com mais candidatos, se considerarmos todas as cidades que vão ter a disputa no segundo turno. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, são 13 candidatos do PT. Em seguinda vem PSDB com 14 representantes e MDB com 12.

Segundo turno na Bahia

Feira de Santana e Vitória da Conquista são as duas cidades baianas que a disputa vai ser definida neste domingo, 29, em segundo turno. Em Feira o candidato Zé Neto (PT) disputa a prefeitura com o atual gestor Colbert Martins (MDB).

Em Vitória da Conquista o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) tenta a reeleição, tendo como adversário, o candidato Zé Raimundo (PT).

Regras

Desde a última terça-feira, 24, eleitores das 57 cidades onde vai haver o segundo turno não podem ser presos ou detidos, com exceções para casos de flagrante delito, desrespeito a salvo-conduto e sentença condenatória por crime inafiançável (racismo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo, ação de grupos armados) ou hediondo.

Como no primeiro turno, o uso da máscara é obrigatório, bem como a higienização das mãos antes e depois da digitação do número do candidato na urna eletrônica. Todas as seções eleitorais devem disponibilizar álcool em gel para os eleitores e mesários. O distanciamento mínimo de um metro deve ser respeitado. Está mantido ainda o horário preferencial das 7h às 10h para os idosos.

Além disso, o TSE recomenda que cada um leve a própria caneta para fazer a assinatura no caderno de votação. Ao todo, 38,2 milhões de pessoas, 26% do eleitorado do país, estão aptas a votar no horário das 7h às 17h, como no primeiro turno.

Por causa da diferença com o fuso horário, a votação termina às 18h de Brasília em Cuiabá, Porto Velho, Boa Vista e Manaus. Já no Rio Branco, o pleito se encerra às 19h de Brasília.

Teste de força

No primeiro turno das eleições municipais de 2020, tanto o PT quanto o presidente Jair Bolsonaro não tiveram um bom desempenho. O presidente da República assistiu aos candidatos a que deu apoio serem derrotados ou irem para o segundo turno. Já o PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não conseguiu eleger gestor para as capitais no último dia 15 de novembro.

Para o PT só restam a disputa em Recife-PE e Vitória-ES, onde a sigla avançou para o segundo turno.

Já Bolsonaro, sem partido, sem declarar apoio extremo, apontou apenas alguns candidatos aos eleitores, e não obteve sucesso nas capitais. Dos apontados pelo presidente, só chegaram ao segundo turno os candidatos de Fortaleza, Rio de Janeiro e Belém.

Expectativa

O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), desembargador Jatahy Júnior, ao fazer um balanço do primeiro turno, elogiou as ações da Justiça Eleitoral, que viabilizou as Eleições Municipais deste ano em meio a pandemia.

“Tivemos uma enorme participação por parte dos eleitores. A abstenção foi menor do que estávamos projetando tamanha a adversidade do atual momento. Não tivemos grandes transtornos no dia da votação, e o resultado final foi divulgado ainda no próprio dia 15 de novembro”, ressaltou Jatahy Júnior, que também preside o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Já em relação ao segundo turno, Jatahy afirma que “teremos eleições sem enormes filas, com respeito aos protocolos de segurança instituído pela Justiça Eleitoral desde o primeiro turno, e que o resultado vai ser julgado logo no início da noite, pouco depois do encerramento da apuração dos votos”.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!