“Salvador tem uma dívida com sua história e não enfrenta o debate de justiça social”, diz Maria Marighella

“Salvador tem uma dívida com sua história e não enfrenta o debate de justiça social”, diz Maria Marighella

Com 4.837 votos, Maria Marighella foi eleita vereadora de Salvador pelo PT, no último dia 15 de novembro. Neta do grande líder do movimento de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 60, Carlos Marighella, a futura vereadora tem o desafio de assumir uma cadeira na Câmara Municipal da capital baiana.

De acordo com Maria Marighella, o desafio de Salvador é entender que existe uma dívida história na cidade ao se eleger um prefeito branco [Bruno Reis] na cidade com a maior população negra fora do continente africano.

“Salvador tem uma dívida com sua história e não consegue enfrentar o debate de justiça social. O racismo estrutural está no centro da desigualdade do país, Salvador é uma cidade desigual, com injustiças muito severas”, diz a futura vereadora durante entrevista na manhã desta segunda-feira, 23, para o ‘Isso é Bahia’, na rádio A TARDE FM.

Legado

Apesar de ser a primeira vez que concorre a uma vaga no poder público, Maria Marighella afirma que está inserida na vida política desde o dia que nasceu e que a única novidade desta eleição é sua inserção na vida partidária.

“Nós fizemos uma campanha nos termos do que eu aprendi e me senti politicamente muito viva. Nós fizemos campanha olhando olho-no-olho, conversando, dialogando, fazendo debate público e politizando o debate público. Isso trouxe reconhecimento”, alega.

Maria destaca que sua campanha foi pautada no debate de luta por políticas públicas, incluindo as causas feministas. “Trouxemos um debate feminista importante contra a violência a mulheres, pelos direitos sexuais e reprodutivos. Também trouxemos o debate das mulheres mães em Salvador”.

E acrescenta: “A qualidade no campo da oposição junto com a tradição Marighella é um conjunto de forças que nos coloca o desafio de ter uma carreira na Câmara de Vereadores também”.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!