Filipinas registram pelo menos 20 mortos após a passagem do tufão Goni | Mundo

Filipinas registram pelo menos 20 mortos após a passagem do tufão Goni | Mundo

Pelo menos 20 pessoas morreram depois que o tufão Goni, o mais forte do mundo a ser registrado neste ano, atingiu o sul da principal ilha das Filipinas, Luzon, informou nesta segunda-feira (2) a agência de desastres do país.

Albay e Catanduanes, duas das províncias mais afetadas, sofreram o impacto dos ventos que chegaram a 310 km/h no domingo (1). Essa foi a 18ª grande tempestade que atingiu as o país asiático neste ano.

Um cemitério nas Filipinas após a passagem de um furacão, em 27 de outubro de 2020 — Foto: Eloisa Lopez/Reuters

Mais de 300 casas foram soterradas na província de Albay. A tempestade atingiu algumas cidades costeiras, enquanto rios transbordaram e represas foram destruídos, deixando várias localidades debaixo d’água.

O Goni se passa agora pelo Mar da China.

Tufão Goni chega às Filipinas e deixa mortos

Tufão Goni chega às Filipinas e deixa mortos

Além do forte tufão de domingo, as Filipinas se preparam para a chegada de outra tempestade, esta de menores proporções. Com ventos de 80 km/h, a Atsani vem ganhando força no Oceano Pacífico e deve chegar às ilhas no final desta semana.

“Não será tão poderosa como o Goni, mas poderá provocar destruição em sua rota, nas estradas e pontes”, disse o presidente do país, Rodrigo Duterte, em uma transmissão.

A agência meteorológica das Filipinas anunciou que pode haver a formação de ainda mais três tufões no país em novembro. As Filipinas são um arquipélago de mais de 7,6 mil ilhas que registram anualmente cerca de 20 grandes tempestades.

VÍDEOS mais vistos da semana


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!