Você viu? Fogo em hospital, reta final das eleições americanas, lockdown na Europa, água na Lua e mais notícias da semana | Mundo

Você viu? Fogo em hospital, reta final das eleições americanas, lockdown na Europa, água na Lua e mais notícias da semana | Mundo

Na busca pela imunização, Universidade de Oxford anuncia que vacina contra a Covid induziu “fortes respostas imunes” em voluntários idosos em testes de fase 2. Cientistas afirmam ter identificado nova variante do coronavírus na Europa. Alemanha, França e Bélgica impõem lockdown após explosão de casos. SUS: Bolsonaro revoga decreto sobre privatização de unidades básicas de saúde. Corrida à Casa Branca se acirra, mas eleição presidencial americana terá resultado conhecido num dia incerto. A luta dos bombeiros para apagar fogo em um hospital no Rio de Janeiro — o incêndio causou cinco mortes. E uma notícia diretamente do espaço: Nasa diz que encontrou moléculas de água na superfície da Lua.

Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Science. — Foto: Reprodução/Visual Science

Cientistas da Suíça e da Espanha afirmaram ter identificado uma nova variante do coronavírus na Europa. Ela foi batizada de 20A.EU1. O estudo, que ainda não foi publicado em revista científica, aponta que a mutação do Sars-CoV-2 surgiu em junho, no início do verão europeu, provavelmente na Espanha, e se espalhou por vários países. Os pesquisadores não souberam dizer se o aumento de casos no continente, que enfrenta uma segunda onda da pandemia, está relacionado com a nova “versão” do vírus.

Para conter infecções, na quarta-feira (28), os governos da Alemanha e da França anunciaram um lockdown parcial. Bares e restaurantes ficarão fechados nos dois países e apenas escolas podem abrir. O governo francês vai multar em cerca de R$ 900 quem desrespeitar o isolamento. Veja outras medidas. Na sexta (30) foi a vez de a Bélgica também impor um confinamento. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o mundo bateu 9 vezes o recorde de novos casos diários de Covid-19 em outubro.

A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil se manteve abaixo de 1 pela quinta semana seguida, aponta monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido, com última atualização feita na segunda-feira (26). O relatório mostra que o índice está em 0,98 – cada grupo de 100 pacientes com o vírus infecta outras 98 pessoas, o que indica desaceleração no contágio.

O número, também chamado de ritmo de contágio (Rt), reforça uma tendência de estabilização da pandemia. Como é uma média para o país inteiro, entretanto, ela pode camuflar situações regionais. O Brasil já tem mais de 159 mil mortes por Covid-19.

Oxford anuncia que vacina induziu 'fortes respostas imunes' em voluntários idosos em teste

Oxford anuncia que vacina induziu ‘fortes respostas imunes’ em voluntários idosos em teste

A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca anunciaram, na segunda-feira (26), que a vacina que estão desenvolvendo induziu “uma forte resposta imune” em idosos durante testes da fase 2 feitos no Reino Unido. No Brasil, a vacina britânica é uma das quatro que receberam autorização para testes da fase 3, que é a última.

E a ‘guerra da vacina’ continua…
Após disputa política em torno da vacina chinesa CoronaVac, o Ministério Público Federal abriu um procedimento para acompanhar o processo de escolha de possíveis imunizantes e o planejamento para a vacinação da população brasileira.

Na segunda-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que um juiz “não pode decidir se você vai ou não tomar vacina”.

Guedes: 'Jamais esteve sob análise privatizar o SUS, seria uma insanidade falar isso'

Guedes: ‘Jamais esteve sob análise privatizar o SUS, seria uma insanidade falar isso’

Depois da repercussão negativa sobre a possibilidade de privatização de postos de saúde do Sistema Único de Saúde, o presidente Jair Bolsonaro revogou o decreto que autorizava o Ministério da Economia a realizar estudos sobre o assunto. A revogação foi publicada na quarta-feira (28) em edição extra do “Diário Oficial”. Na quinta-feira (29), o ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a questão e afirmou que “seria uma insanidade” privatizar o SUS.

Imagem aérea mostra incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio — Foto: Reprodução/GloboNews

O incêndio que atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na terça-feira (27), causou a morte de cinco pacientes que estavam internados na unidade de saúde – a maior da rede pública do RJ. Três das vítimas tinham Covid-19. O complexo hospitalar chegou a ser cogitado para ser referência no combate ao coronavírus, mas foi descartado por falta de condições.

O hospital, que tem mais de 70 anos de existência, vinha enfrentando dificuldades no atendimento nos últimos anos. Em 2019, a Defensoria Pública da União (DPU) já havia feito um alerta e pedido explicações aos gestores sobre a estrutura de combate a incêndios da unidade. Um relatório do mesmo ano indicava que o prédio tinha diversos problemas que poderiam se transformar em um grande incêndio, como aconteceu no Hospital Badim.

Eleições nos EUA: saiba quais estados são os principais campos de batalha na disputa

Eleições nos EUA: saiba quais estados são os principais campos de batalha na disputa

Na reta final da eleição presidencial nos Estados Unidos entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, mais de 84,6 milhões de pessoas já votaram presencialmente ou pelo correio, incluindo 9 milhões no Texas, o segundo maior Colégio Eleitoral do país. A votação antecipada tem batido recordes e sido expressiva em vários estados. Mas a eleição terá resultado conhecido em um dia ainda incerto, pois é esperado que essa enorme quantidade de votos enviados pelo correio, por causa da pandemia, torne a apuração mais lenta.

— Foto: Wagner Magalhães/G1

‘Quem eu escolho?’: a ferramenta exclusiva do G1 reúne todos os candidatos a vereador das capitais. Veja nomes e fotos, faça buscas e pesquise por gênero, profissão, partido e patrimônio.

Nova Constituição no Chile

População comemora nas ruas do Chile o resultado do plebiscito em que ficou decidido criar uma nova constituição — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters

Com fogos de artifício, bandeiras e a esperança em um novo começo, milhares de chilenos festejaram nas ruas o resultado do histórico plebiscito realizado no domingo (25).

Um apoio massivo a uma nova Constituição: 78% dos eleitores votaram pela mudança da Carta atual, que remonta ao ano de 1980, criticada por ser uma herança do regime militar de Augusto Pinochet e por dar um papel residual ao Estado na prestação de serviços básicos — justamente um dos motivos dos protestos que começaram em 18 de outubro de 2019 e se estenderam até março de 2020, em um movimento que passou a ser conhecido como estallido social (ou estouro social, em tradução literal).

O plebiscito, que decidiu também pela formação de uma Assembleia Constituinte com equidade de gênero e representação de povos tradicionais, foi a saída aceita pelo presidente Sebastián Piñera, que declarou sobre o processo eleitoral:

“Triunfaram a cidadania, a democracia e a paz sobre a violência”.

'Nosso país foi golpeado', diz Emmanuel Macron

‘Nosso país foi golpeado’, diz Emmanuel Macron

A França entrou em alerta máximo de segurança. Um terrorista esfaqueou e matou três pessoas na cidade de Nice na quinta-feira (29), entre elas uma brasileira. O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o atentado, que ocorreu em uma catedral da cidade, como um “ato terrorista islâmico”. As outras vítimas do ataque são uma idosa, que foi decapitada, e o sacristão da basílica.

Instituído em 2019 e prometido novamente pelo governo, o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família pode não ser pago em 2020. Segundo o Ministério da Economia, não há previsão, até o momento, para o desembolso da parcela.

Vídeo: embaixadora das Filipinas no Brasil agride empregada doméstica

Vídeo: embaixadora das Filipinas no Brasil agride empregada doméstica

O governo das Filipinas ordenou, na segunda-feira (26), o retorno de sua embaixadora no Brasil, Marichu Mauro, que foi flagrada por câmeras de segurança agredindo uma empregada doméstica dentro da residência diplomática, em Brasília (veja o vídeo acima).

As imagens, reveladas em reportagem do Fantástico, foram usadas como provas em uma denúncia feita contra a filipina no fim de agosto. O ato viola o direito trabalhista e criminal, mas Marichu tem uma prerrogativa que limita a ação da Justiça brasileira: a imunidade diplomática, e, por isso, deve ser processada e julgada no país de origem. O Ministério das Relações Exteriores informou que vai prestar apoio às investigações.

Tecnologia e redes sociais

Influenciadora Nyome Nicholas-Williams comemora alteração das políticas do Instagram depois de seu protesto. — Foto: Reprodução/Instagram

O Instagram atualizou sua política sobre exibição parcial de seios na quarta-feira (28). A rede social não vai mais remover imagens de seios femininos nus caso a pessoa esteja “abraçando, acariciando ou segurando seus seios”. A alteração aconteceu depois que uma influenciadora digital plus size do Reino Unido, Nyome Nicholas-Williams, iniciou um protesto afirmando que suas fotos eram derrubadas, enquanto o mesmo não acontecia com publicações parecidas de mulheres magras.

Descoberta histórica 💧🌚

Cientistas descobrem água na superfície da lua

Cientistas descobrem água na superfície da lua

Na segunda-feira (26), a Nasa revelou evidências conclusivas da existência de água em nosso único satélite natural, a Lua. Indícios já eram investigados, mas estudo foi apresentado como a primeira “prova química”. A agência espacial americana disse ter localizado moléculas de H2O presas em grãos minerais. A descoberta pode acelerar a exploração espacial, que prevê a instalação de uma base lunar.

A Lua Azul apareceu dessa forma em Washington, nos Estados Unidos, em 2015 — Foto: GETTY IMAGES

🎃 Enquanto México e Estados Unidos celebram o Dia dos Mortos e o Halloween, respectivamente, no céu um raro evento cósmico brilhará: a “Lua Azul”, que poderá ser vista no dia 31 e não se repetirá até 2023. O fenômeno incomum não é realmente azul e, sim, uma lua cheia como qualquer outra. O que o torna especial é o fato de ser a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é ter apenas uma.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!