Ponte Internacional da Amizade é totalmente liberada nesta sexta-feira (30); FOTOS | Oeste e Sudoeste

Ponte Internacional da Amizade é totalmente liberada nesta sexta-feira (30); FOTOS | Oeste e Sudoeste

Pedestres e veículos estão autorizados a passar pela Ponte Internacional da Amizade, entre Cidade do Leste, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, sem restrição de horário a partir desta sexta-feira (30).

A liberação total da travessia, 24 horas por dia, foi permitida pelo governo paraguaio na quinta-feira (29), após 15 dias da reabertura da ponte. Antes da nova medida, apenas veículos podiam atravessar a fronteira, entre às 5h e 14h.

A Ponte Internacional da Amizade ficou fechada por quase sete meses, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os estrangeiros que entrarem no Paraguai poderão circular até 30 quilômetros da ponte.

Após mais de sete meses, Paraguai recebe pedestres pela Ponte Internacional da Amizade, nesta sexta-feira (30) — Foto: Zito Terres/RPC

Com a entrada de pedestres pela ponte e o feriado prolongado do Dia de Finados, na segunda-feira (2), a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) tem boas expectativas para a retomada da economia nas cidades da fronteira e da região.

A previsão é de que o turismo de compras se fortaleça ainda mais nos próximos meses.

“Vem gradativamente voltando o movimento nas lojas, em todos os setores da economia. Isso está acontecendo neste trânsito entre Paraguai e Brasil para que as pessoas possam dispor de serviços e comprar produtos nos dois países”, disse o presidente da Acifi, Faisal Ismail.

Movimento em Cidade do Leste, nesta sexta-feira (30), no Paraguai — Foto: Zito Terres/RPC

Estrangeiros aproveitam para fazer compras em Cidade do Leste, no Paraguai, nesta sexta-feira (30) — Foto: Zito Terres/RPC

Movimento de veículos em Cidade do Leste, no Paraguai, nesta sexta-feira (30) — Foto: Zito Terres/Divulgação

Turismo de compras começa a ser retomado entre o Paraguai e Brasil — Foto: Zito Terres/RPC

Pedestres passando pela Ponte Internacional da Amizade, nesta sexta-feira (30) — Foto: Zito Terres/RPC

Monimento de veículos foi registrado na manhã desta sexta-feira (30), na Ponte Internacional da Amizade, sentido Paraguai — Foto: Zito Terres/RPC

Conforme o diretor da vigilância epidemiológica, Roberto Doldan, antes da liberação da fronteira, Foz do Iguaçu registrava cerca de 50 casos da doença por dia. Atualmente, após 15 dias da reabertura, o número médio de casos diários é 100.

Segundo o Hospital Regional de Cidade do Leste, o município tem confirmado, em média, 20 novos do novo coronavírus diariamente, desde a reabertura da ponte.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram registrados, nesta sexta-feira, 150 novos casos confirmados do coronavírus e mais uma morte pela Covid-19, em Foz do iguaçu. A cidade soma 9.402 casos e 142 óbitos pela doença.

Ponte da Amizade é totalmente liberada

Ponte da Amizade é totalmente liberada

As fronteiras do Paraguai estavam fechadas desde o fim de março. À época, os paraguaios que tentavam voltar para o país foram barrados e depois tiveram que ficar em isolamento.

Em maio, o país começou a flexibilizar a quarentena, mas em Cidade do Leste, com mais de 60 mil desempregados, a pressão foi grande para liberar a passagem pela fronteira. Em julho, houve protesto e vandalismo para a reabertura.

A portaria do governo brasileiro, de 2 de outubro, já permitia a circulação entre municípios da fronteira, como Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, que são cidades gêmeas, mas apenas se o país vizinho fizesse o mesmo, por meio do princípio da reciprocidade.

Desde então, a ideia de liberar a fronteira ganhou força, por isso, no dia 14 de outubro, o Paraguai divulgou protocolo sanitário afirmando a reabertura.

Em Foz do Iguaçu, Ponte Internacional da Amizade está fechada dos dois lados — Foto: RPC Foz do Iguaçu

Reabertura da Ponte da Amizade completa quinze dias

Reabertura da Ponte da Amizade completa quinze dias

VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!