Economias europeias crescem no 3º trimestre e recuperam parte das perdas da pandemia | Economia

Economias europeias crescem no 3º trimestre e recuperam parte das perdas da pandemia | Economia

As principais economias europeias recuperaram parte das perdas da pandemia e cresceram no terceiro trimestre, apontam estatísticas divulgadas nesta sexta-feira (30).

O PIB da zona do euro registrou uma alta recorde de 12,7%, após despencar 11,8% no trimestre anterior, segundo o escritório de estatísticas europeu Eurostat.

Apesar do forte crescimento, o PIB do terceiro trimestre ainda é 4,3% inferior ao do mesmo período de 2019.

O PIB da Alemanha, a maior economia da Europa, cresceu 8,2% entre julho e setembro.


O resultado é o maior registrado e ficou acima das expectativas do mercado, mas é menor do que a queda recorde de 9,7% registrada no segundo trimestre.

A economia da Itália cresceu 16,1% na comparação com o trimestre anterior, mas ainda recua 4,7% em relação ao terceiro trimestre de 2019.

Já o PIB da Espanha cresceu 16,7%, também na comparação com o segundo trimestre, mas ainda está 8,7% abaixo do que há um ano.

Apesar das fortes altas, os resultados são divulgados em meio a novas medidas de restrição em vários países do continente por causa do aumento no número de casos de Covid.

O novo lockdown parcial, anunciado para conter a segunda onda do vírus na Europa, gerou receio nos mercados de que as economias demorem mais para se recuperar.

Esta reportagem está em atualização.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!