Candidatos repercutem decisão de juiz que suspendeu pesquisa Ibope em Salvador

Candidatos repercutem decisão de juiz que suspendeu pesquisa Ibope em Salvador

Dois candidatos à prefeitura de Salvador ouvidos pelo Jornal A TARDE criticaram a decisão da Justiça que suspendeu a pesquisa Ibope, encomendada pela TV Bahia, sobre as intenções de voto na capital baiana. Major Denice, candidata do PT, por exemplo, afirmou que pesquisas eleitorais devem ser divulgadas, mesmo que “em algum momento”, possa “se questionar a eficácia”.

“Acreditamos que ter acesso aos levantamentos eleitorais é um direito de todos e todas, mesmo que, em algum momento, possa se questionar a eficácia dessas pesquisas. É importante que as pessoas tenham acesso a essas informações, pois faz parte do processo democrático a realização desses levantamentos”, afirmou Denice.

A afiliada da Rede Globo entrou com um mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tentativa de conseguir uma autorização para divulgar o resultado do levantamento comprado do instituto estatístico paulista.

O deputado federal e candidato a prefeito de Salvador pelo Podemos, Bacelar (Podemos), afirmou que não gosta de “judicialização das eleições”, ao ser questionado sobre decisão judicial conseguida pelo partido Avante, que proibiu a TV Bahia de divulgar nesta sexta-feira. Ele pontua que caso se comprove que houve manipulação dos dados em alguma do cenário eleitoral para à Prefeitura de Salvador, vai costurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar e punir eventuais culpados.

“A pesquisa é um instrumento importante para o fortalecimento da democracia. Infelizmente, temos encontrado resultados díspares nas últimas pesquisas aqui em Salvador. Eu, pessoalmente, não gosto da judicialização das eleições, mas se tivermos evidências de manipulação dos dados, eu pedirei uma CPI”, reforçou Bacelar.

 




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!