Presidente da Turquia pede a seus cidadãos que boicotem produtos da França | Mundo

Presidente da Turquia pede a seus cidadãos que boicotem produtos da França | Mundo

Recep Tayyip Erdogan, o presidente da Turquia, pediu um boicote a produtos franceses nesta segunda-feira (26).

Ele ainda disse que seu homólogo da França, Emmanuel Macron, tem uma pauta anti-islâmica, e pediu à União Europeia que intervenha.

Erdogan já havia dito no sábado que Macron tem um problema com muçulmanos e que precisava de exames para sua saúde mental.

Conheça cinco pontos sobre Samuel Paty, professor que foi decapitado na França

Conheça cinco pontos sobre Samuel Paty, professor que foi decapitado na França

O governo francês então chamou de volta seu embaixador na Turquia.

“Assim como eles dizem ‘Não comprem marcas turcas’ na França, estou convocando meus cidadãos a nunca ajudar as marcas francesas ou compra-las”, disse Erdogan.

A França é o décimo maior fornecedor de produtos importados na Turquia. Entre os bens franceses que são adquiridos pelos turcos, os carros são os que geram a maior receita.

A França é o sétimo maior destino de produtos turcos.

Macron disse que pretendia combater o separatismo islâmico, dizendo que se trata de uma ameaça em algumas comunidades na França.

Recentemente, um professor francês que exibiu caricaturas do profeta Maomé em sala de aula foi decapitado por um militante muçulmano de 18 anos.

França e Turquia são parte da aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No entanto, os dois países tiveram discordâncias geopolíticas nos últimos anos em relação à Síria, à Líbia, à jurisdição marítima no Mar Mediterrâneo e também ao conflito em Nagorno-Karabakh.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!