Após 56 anos, tradicional Colégio ISBA encerra atividades na capital baiana

Após 56 anos, tradicional Colégio ISBA encerra atividades na capital baiana

O tradicional Instituto Social da Bahia (Isba), localizado no bairro de Ondina, em Salvador, anunciou na tarde desta quinta-feira, 22, que vai fechar as portas. Em uma públicação aos pais e alunos, o colégio informou que sua mantenedora, a Associação Brasileira de Educação Familiar e Social (Abefs), resolveu encerrar sua inserção na Educação Básica no final de 2020.

Ainda na declaração, a administração afirmou que a  atual  crise  econômica  e  o  processo  de  reconfiguração  política  e  social  do  País,  recém-potencializados  pela  pandemia  de  Covid-19,  “impuseram  a  ressignificação  de  muitas instituições nacionais”.

A escola vai cumprir com a carga horária prevista para o ano letivo de 2020 e manter o atendimento às famílias e aos discentes pela Abefs por mais um ano, até dezembro de 2021, para orientações, emissão de documentos, entre outros serviços. A Abefs também afirmou que vai pagar todos os direitos trabalhistas dos colaboradores.

Uma ex-funcionária, que atuou durante seis anos na instituição e não quis revelar o nome, relatou que os atrasos salariais eram  constantes. De acordo com relatos, os colaboradores chegaram a ficar seis meses sem receber.

Conforme outra fonte ouvida por A TARDE, apesar da empresa culpar a pandemia pelo fechamento, as dificuldades já eram corriqueiras. As pessoas que eram demitidas estavam tendo grandes problemas para receber suas rescisões, por isso, acabavam tendo que buscar a Justiça para garantir seus direitos.

Contatado pela equipe do Portal A TARDE, o Isba afirmou que todos os salários dos funcionários estão regularizados e que alguns casos eventuais estão em processo de negociação por conta de verbas rescisórias.

Em comunicado enviado aos colaborares, a administração do colégio agradeceu aos estudantes e ex-alunos do Isba e às suas famílias, aos  professores e técnicos administrativos, aos parceiros comerciais e acadêmicos e também às fundadoras, representadas por Maria Alice Teixeira da Silva.

História

A escola foi fundada no dia 8 de março de 1964, durante a ditadura militar, com o nome de Escola Santo Antônio.  A instituição era conveniada com a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Salvador, e atendia da 1ª à 4ª série (atualmente 1º ao 5º ano Ensino Fundamental). Em 1971 ampliou os cursos ofertando o que atualmente é chamado de Ensino Médio.

Em 1979, passou a ser assumido pela Associação Brasileira de Educação Familiar e Social (Abefs), atual mantenedora do Isba e Unisba – Centro Universitário.

Em seus 56 anos de história, o Isba formou milhares de pessoas, que guardam uma boa memória do lugar onde tiveram tantos aprendizados. “Foi bem de surpresa. Para mim foi impactante por ter sido a escola onde me formei no ensino médio, além do fato de ter muita memória afetiva de lá”, lamentou Danilo Cardel, formado no Isba em 2014.

Para Felipe Bandeira, que entrou no Isba em 1999 e se formou em 2012, o Isba ajudou a formar a pessoa que ele é hoje. “Eu sempre fui muito impulsivo, muito briguento, explosivo. A escola, dentro das possibilidades, conseguiu sempre me trazer algo, compreender essa chave da convivência, de uma forma muito amorosa. Isso eu tenho muito o que agradecer”, conta.

Essa também é a opinião de Cardel, “Era um colégio muito humano. Pautado por ética e acolhimento. Eu mesmo, não tenho um histórico escolar dos melhores – na verdade, dos piores que você verá na vida – e mesmo assim fui muito bem acolhido e instruído”, desabafa.

Apesar do encerramento das atividades, Bandeira acredita que o legado do colégio nunca poderá ser apagado. “É uma escola que é na realidade uma família, pode ter acabado fisicamente agora, mas os vínculos são eternos. Minha mãe estudou no ISBA, minha tia, tenho grandes amigos da época que estudava lá, isso é uma prova que esse laço não acaba”, finalizou

Confira o comunicado na íntegra:

 

 

Dentro do processo de redimensionamento estratégico da sua atuação no Brasil, a Associação Brasileira de Educação Familiar e Social (ABEFS) resolveu encerrar seu trabalho na Educação Básica no final de 2020.⠀ ⠀ Imbuído em mitigar os danos desta decisão sobre a comunidade escolar, o estabelecimento já elaborou um Plano de Ações que, entre outras medidas, prevê: ⠀ ⠀ a) a integralização da carga horária prevista para o ano letivo de 2020, com cumprimento do calendário escolar;⠀ ⠀ b) a manutenção do atendimento às famílias e aos discentes pela ABEFS até dezembro de 2021, para emissão de documentos, negociação de débitos, entre outros serviços;⠀ ⠀ c) garantia dos direitos trabalhistas; e⠀ ⠀ d) cumprimento dos compromissos firmados com parceiros comerciais e acadêmicos, entre os quais fornecedores e prestadores de serviços. ⠀ ⠀ Ao longo de 56 anos de história, o ISBA consolidou-se como uma das melhores escolas da capital baiana, tornando-se referência de ensino de qualidade e vanguarda em educação. Ancorado em valores humanísticos e nos avanços da Ciência da Educação, o Colégio ocupa lugar de destaque no cenário regional pelo pioneirismo, por exemplo, na promoção da iniciação esportiva no ambiente escolar, na educação ambiental, na implantação do currículo integrado e, mais recentemente, na modelagem de educação bilíngue com vivência da língua inglesa dentro da rotina escolar. ⠀ ⠀ A ABEFS aproveita este momento para agradecer aos estudantes e ex-alunos do ISBA e às suas famílias pela confiança historicamente depositada em seu trabalho; aos professores e técnicos administrativos ativos e inativos pelo zelo e apuro técnico empenhados no planejamento e na implementação deste belo projeto pedagógico; aos parceiros comerciais e acadêmicos pela viabilização das atividades pedagógicas e administrativas ao longo dos anos; e, em especial, às fundadoras, representadas pela Maria Alice Teixeira da Silva, por sonharem e empreenderem com coragem e altivez, emprestando seu brilho à escola.⠀

Uma publicação compartilhada por Colégio ISBA (@colegioisbaoficial) em




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!