Clinica oferece consulta de prevenção ao câncer de mama gratuita neste sábado

Clinica oferece consulta de prevenção ao câncer de mama gratuita neste sábado

Uma ação social do Outubro Rosa acontece neste sábado, 24, com consultas e exames gratuitos de mamografia, ultrassonografia e até punção (a depender do achado) para rastreamento do câncer de mama, contemplando cerca de 200 mulheres. A iniciativa acontece em nas unidades do Grupo AMO: Salvador (3 unidades), interior baiano, Aracaju (SE), a das 7h às 13h.

Poderão participar as mulheres cadastradas pelas entidades parcerias da AMO (beneficiadas por projetos sociais da PM, Banda Didá, Ilê Aiyê, funcionárias de salão de beleza, baianas de acarajé). A prioridade é para mulheres a partir dos 40 anos, faixa etária indicada para o início do rastreio com mamografia. Muitas nunca fizeram um exame nas mamas.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), serão 66.280 novos casos em 2020 no Brasil, com mais de 17 mil mortes, incluindo homens (1% dos casos). Na Bahia, a projeção aponta 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 em Salvador.

Por conta da pandemia de Covid-19, foi de 50% a queda no número de mamografias realizadas até julho de 2020 na rede pública de saúde em relação a 2019 e 2018, segundo dados do Ministério da Saúde.

Tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o tumor de mama é o que mais causa morte entre as mulheres e corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano, segundo o Ministério da Saúde. 




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!