Viagens, reuniões, comício para centenas, debate eleitoral: a semana agitada de Trump antes de testar positivo para Covid-19 | Mundo

Viagens, reuniões, comício para centenas, debate eleitoral: a semana agitada de Trump antes de testar positivo para Covid-19 | Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou nesta sexta-feira (2) que ele e a primeira-dama, Melania, estão com coronavírus, teve uma agenda lotada durante a semana. O casal fez viagens interestaduais, participou de reuniões a portas fechadas e Trump realizou seu primeiro debate eleitoral da campanha, além de um comício para centenas de eleitores, onde ele discursou por quase uma hora sem máscara.

Além da equipe que compõe sua comitiva e seus assessores, Trump teve contato direto nestes dias com o vice-presidente Mike Pence, com o opositor Joe Biden e com a juíza Amy Coney Barrett.

Veja como foi a agenda de Trump nos últimos seis dias:

Sábado (26): Trump anunciou publicamente a sua indicada para a Suprema Corte, a juíza Amy Coney Barrett. Antes, esteve com ela e membros da equipe no Salão Oval da Casa Branca, sem máscara. Eles também se reuniram a portas fechadas com senadores e altos funcionários da administração;

Trump anuncia Amy Coney Barrett à Suprema Corte — Foto: Reprodução/GloboNews

Domingo (27): Trump realizou uma coletiva de imprensa em um salão fechado na Casa Branca com a presença de assessores, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.

Segunda-feira (28): Trump foi fotografado por um fotógrafo do “New York Times” caminhando com o vice-presidente Mike Pence. Na ocasião, o republicano anunciou publicamente, na presença de funcionários da Casa Branca e políticos, nova estratégia de testagem para o coronavírus nos EUA.

Terça-feira (29): o presidente, a primeira-dama e membros da família deixaram a Casa Branca diante de uma multidão de apoiadores e viajaram para Cleveland, no estado do Ohio. Todos foram no mesmo voo, a bordo do Força Aéreo Um.

Donald Trump faz sinal positivo enquanto caminha para embarcar no Air Force One para viajar para o primeiro debate presidencial em Cleveland, nesta terça (29) — Foto: Evan Vucci/AP

Em Cleveland, Trump participou do debate eleitoral com o também candidato à presidência, Joe Biden, em um estúdio de televisão. Antes do debate, o republicano se reuniu com membros da sua equipe e assessores.

Observados pelo moderador Chris Wallace, Donald Trump e Joe Biden participam de debate presidencial em Cleveland, Ohio, na terça-feira (29) — Foto: Jim Watson/AFP

Quarta-feira (30): Trump, a primeira-dama, membros da família e conselheiros retornaram à Casa Branca a bordo do Air Force One.

No jardim da Casa Branca, o presidente respondeu a perguntas de repórteres no jardim da Casa Branca antes de embarcar para mais uma viagem, desta vez a Minneapolis, onde realizou um comício para centenas de pessoas.

Logo após o comício, Trump e seus assessores retornaram à Casa Branca. Uma assessora passou mal durante a viagem.

Quinta-feira (31): Trump embarcou no Air Force One rumo a Maryland, no estado de Nova Jersey, onde participou de um evento de arrecadação de fundos com apoiadores em um clube.

Trump anuncia que ele e Melania testaram positivo para Covid-19

Trump anuncia que ele e Melania testaram positivo para Covid-19

Na madrugada desta sexta, Trump anuncia que também está com coronavírus:

“Esta noite, Melania e eu testamos positivo para Covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso juntos!”, postou Trump em uma rede social.

Trump tem 74 anos e, de acordo com a rede americana CNN, é levemente obeso. Esses dois fatores o tornam mais suscetível a desenvolver sintomas graves da Covid-19.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, Trump já expressou ceticismo em relação ao vírus e questionou a eficácia das máscaras no combate à Covid-19. No começo da pandemia, ele afirmou que a doença era como uma gripe. Um mês depois, disse que é uma doença perversa.

Durante o primeiro debate da corrida à Casa Branca, Trump e Biden discutiram a pandemia no EUA. Trump insistiu na ideia de que a imprensa quer prejudicá-lo ao criticar a condução das medidas contra a pandemia, embora, segundo ele, até mesmo governadores democratas elogiem suas iniciativas no combate à pandemia. Biden deu risada da afirmação.

Ao longo dos últimos meses, Trump ora tem afirmado que máscaras são importantes e que usá-las “é a coisa patriótica a se fazer”, ora tem feito pouco caso do uso delas.

O presidente e a primeira-dama dos EUA, Donald e Melania Trump — Foto: Nicholas Kamm / AFP Photo

O presidente chegou a ironizar o uso de máscaras, dizendo que muitos especialistas não recomendam a prática:

“Eu não uso uma máscara como (Biden), toda vez que você o vê, ele tem uma máscara. Ele pode estar falando a 60 metros de distância e aparece com a maior máscara que eu já vi”, disse Trump.

Trump contraiu o vírus a uma mês da eleição presidencial nos EUA, marcada para o dia 3 de novembro. Em isolamento, ele não poderá fazer campanha presencial.

Com mais de 7,2 milhões de casos e 207 mil mortes, os Estados Unidos são o país com o maior número de infecções e óbitos por Covid-19 em todo o mundo.

Presidente está bem, diz médico da Casa Branca

O porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, declarou que Trump “leva muito a sério sua saúde, bem como a de todos que trabalham para ele”. O médico da Casa Branca, Sean Conley, por sua vez, informou que Trump “está bem” e “cumprirá suas funções sem interrupções”. Ele não especificou quantos dias o casal ficará em quarentena. Médicos e especialistas indicam ao menos 14 dias de isolamento.

Por enquanto, o presidente tem sintomas leves, semelhantes aos de uma gripe, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

Uma viagem à Flórida marcada para esta sexta-feira (2) foi cancelada.

Vice-presidente não está infectado

O teste para coronavírus do vice-presidente Mike Pence deu negativo.

Os exames da esposa de Pence, Karen, também apresentaram resultado negativo. O casal estava com Trump no debate da última terça-feira ao lado de Hope Hicks, uma das principais assessoras de Trump e a primeira a apresentar sintomas da doença.

Veja vídeos sobre a eleição americana

Compartilhe

Comente

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .