Secretário da Educação critica uso do Fundeb para financiar Renda Cidadã

Secretário da Educação critica uso do Fundeb para financiar Renda Cidadã

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reagiu ao anúncio do governo federal nesta segunda-feira, 28, de que pretende usar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para financiar o novo programa social.

“Este governo não gosta da Educação”, disparou. “Fazer isso é, simplesmente, descobrir um santo para mal cobrir o outro. O que o Brasil precisa mesmo é ampliar as políticas sociais. Esta é a segunda tentativa de desmonte do Fundeb”, disse Jerônimo.

O secretário ainda lembrou que o governo federal já havia declarado interesse nos recursos do Fundeb anteriormente. “Em julho, durante a votação do Fundo no Congresso, o Governo Federal também tentou retirar 8 bilhões do Fundeb para o então ‘Renda Brasil’. Agora, o Governo Federal quer desviar o equivalente a 5% do Fundeb para a proposta do ‘Renda Cidadã”, declarou.

Até o momento, não foi anunciado o valor que cada família no programa deverá receber com o novo benefício. Segundo o senador Marcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento de 2021, o valor não deve chegar a R$ 300, diferente do prometido quando o programa se chamaria “Renda Brasil”.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!