Japan Airlines deixará de usar ‘senhoras e senhores’ e vai adotar saudações de gênero neutro | Economia

Japan Airlines deixará de usar ‘senhoras e senhores’ e vai adotar saudações de gênero neutro | Economia

A Japan Airlines (JAL) anunciou que irá deixar de usar a expressão em inglês “ladies and gentlemen” (em português, “senhoras e senhores”), passando a saudar os passageiros apenas com cumprimentos de gênero neutro como “bom dia” ou “boa noite”, seguindo outras companhias aéreas globais na adoção de linguagem mais inclusiva para os passageiros.

A medida será adotada a partir de 1º de outubro em voos e aeroportos em todo o mundo operados pela companhia. Segundo informou a mídia local, “Atenção a todos os passageiros” e “Bom dia a todos” (“attention all passengers” e “good morning everyone”, em inglês) estarão entre os novos termos adotados.

“Aspiramos ser uma empresa onde possamos criar uma atmosfera positiva e tratar a todos, incluindo nossos clientes, com respeito”, disse à Reuters o porta-voz da Japan Airlines, Mark Morimoto. “Temos o compromisso de não discriminar com base em gênero, idade, nacionalidade, raça, etnia, religião, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero ou outros atributos pessoais”, acrescentou.

O anúncio ocorre no momento em que os defensores da igualdade de gênero afirmam que o apoio corporativo aos direitos LGBT+ está crescendo no Japão socialmente conservador, onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido e continua sendo visto como tabu.


Várias companhias aéreas ao redor do mundo já fizeram mudanças semelhantes em seus protocolos. A Air Canada e a companhia aérea europeia de baixo custo EasyJet anunciaram no ano passado que abandonariam “senhoras e senhores”.

Segundo as agências internacionais, a JAL é a primeira companhia aérea asiática a adotar essa prática. Em março, a Japan Airlines anunciou que permitiria que as comissárias usassem calças e abandonassem seus saltos altos no trabalho, após uma campanha feminista que decolou.

Veja vídeos: últimas notícias de Economia no Brasil e no mundo


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!