Moradores pedem socorro à lagoa de Alphaville I, que está secando

Moradores pedem socorro à lagoa de Alphaville I, que está secando

Um grupo formado por mais de 300 moradores de Alphaville I, na região da avenida Paralela, em Salvador, realizou um protesto nas ruas do condomínio, na manhã deste domingo, 27. Eles denunciam que a água da lagoa, localizada atrás do McDonald’s, está secando há mais de um mês.

“A lagoa, que existe há mais de 50 anos, está em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Até o dia 20 de agosto, ela tinha a profundidade de oito metros e, agora, está com apenas três metros”, denuncia o advogado Nivaldo Lopes, um dos organizadores do protesto. De acordo com ele, há diversas espécies de aves, peixes e jacarés na lagoa.

No entorno, há duas construções, que, segundo os moradores, visitas técnicas de órgãos da prefeitura, Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) constataram não haver qualquer relação com a perda de água.

“Eles fizeram visita superficial, sem a presença de equipamentos, e não fizeram coleta da água, que está barrenta. Nosso objetivo é chamar a atenção dos órgãos públicos para a preservação do meio ambiente”.

A manifestação pacífica contou com a presença de famílias, jovens e crianças. Com gritos de ordem e cartazes, o grupo respeitou os protocolos sanitários, em função da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), e todos estavam usando máscaras de proteção.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!