No dia do surdo, Regina Casé compartilha vídeo de conscientização ao lado da filha Benedita

No dia do surdo, Regina Casé compartilha vídeo de conscientização ao lado da filha Benedita

Tainá Silva –
Publicado 26 de Sep de 2020 às 18:09

0 Comentarios

No Dia do Surdo, neste sábado (26), a atriz Regina Casé compartilhou um vídeo em suas redes sociais ao lado da filha, Benedita, que é surda para explicar como conviver com pessoas com essa deficiência. Há três dias atrás (23), no Dia de luta da pessoa com Deficiência, a atriz havia compartilhado uma homenagem ao seu marido que é tetraplégico.

“HOJE É DIA DO SURDO! Benedita, minha filha, é SURDA, uma surda que ouve! Muita gente acha que surdo é só quem não ouve nada, mas há uma ENORME DIVERSIDADE na surdez. Espero que esse vídeo ajude a gente a se comunicar melhor.”, explicou a atriz na legenda do vídeo compartilhado em suas redes sociais a fim de explicar a forma ideal de se comunicar com uma pessoa surda.

Leia Mais: Irmã de Gusttavo Lima desabafa: “Cansada de ser a irmã do Gusttavo Lima”


Regina começou o vídeo explicando como sua filha perdeu a audição. “Ela tem uma perda auditiva severa. Praticamente só escuta os graves. A Benedita teve essa perda quando era bebêzinha, por causa de uma dose cavalar de antibióticos ototóxicos.”, contou Regina Casé.


Regina e Benedita aparecem no vídeo explicando como tratar uma pessoa surda. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Benedita explicou sobre os diferentes tipos de surdos. “Mas tem muita gente acha que surdo são apenas aqueles que não escutam absolutamente nada. Só que dentro da surdez, tem uma diversidade enorme. Tem gente que usa implante coclear, outros usam a língua dos sinais. E tem gente, que, como eu, usa aparelho”, esclareceu a filha de Regina.

Ao longo do vídeo, mãe e filha explicaram situações que não são aceitáveis ao lidar com um surdo. Um dos exemplos é falar de costas, já que as pessoas com deficiência auditiva depende da leitura labial para compreender o que é falado. Outro exemplo que não deve ser seguido é ignorar a pessoa surda e fazer perguntas a seu acompanhante.

Muitos seguidores agradeceram a postura das duas auxiliando na inclusão da pessoa com deficiência auditiva na sociedade. “Ai meu Deus! Como amo vocês. Quanta generosidade em espalhar essa informação justo no dia de hoje. Vocês são DEMAIS. Eu to toda arrepiada aqui! ♥️♥️♥️”, comentou um seguidor.

Por fim, Regina e Benedita pedem o fim do capacitismo, preconceito e discriminação social contra pessoas com qualquer tipo de deficiência. “Procure saber o que é capacitismo. E, daqui para frente, procure ser anticapacitista. Ela é linda e é surda”, finalizou a atriz.

(Foto Destaque: No dia do surdo, Regina Casé compartilha vídeo de conscientização ao lado da filha Benedita. Reprodução/ Twitter)

Deixe um comentário



Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!