No primeiro semestre, 40% das famílias rejeitaram a doação de órgãos na Bahia

No primeiro semestre, 40% das famílias rejeitaram a doação de órgãos na Bahia

No primeiro semestre deste ano, foram efetivadas 70 captações de órgãos e 211 de córneas na Bahia, de acordo com o Registro Bahiano de Transplantes. O número poderia ser maior, já que houve 275 notificações de morte encefálica em pelo menos 42 unidades de saúde. Destas, 100 famílias foram contrárias ao procedimento, de acordo com o documento.

Entretanto, mesmo se todas as famílias notificadas concordassem com a doação, haveria entrave no transporte dos órgãos – já que não existe no país um sistema de logística dedicado exclusivamente para estas missões. Aviões da Polícia Militar da Bahia e Casa Militar foram usados para atender 23 missões de captação de órgãos.

Na Bahia, foram realizados 127 transplantes de rim, 17 de fígado e 5 de rim. Também foi transplantada pele humana a dois pacientes. Outros 157 receberam córneas. No Estado, a maior demanda é por rim. Há na fila 698 pessoas à espera do órgão. Outros 10 aguardam ser beneficiados com fígado.

De acordo com dados da secretaria de Saúde da Bahia, até julho deste ano havia 567 pessoas à espera de transplante de córneas. No mesmo período, 143 familiares negaram a retirada do tecido, um procedimento simples e que não traz nenhum prejuízo estético ao cadáver. Outros 515 familiares estavam ausentes no momento de decisão. De 3841 notificações, apenas 211 foram efetivadas.

Em nível nacional, segundo informações do Ministério da Saúde, em 2019 foram realizados 27.688 transplantes no Brasil, sendo que, de janeiro a abril, foram 2.871 procedimentos. Já em 2020, também no primeiro quadrimestre (janeiro a abril), foram realizados no SUS 2.780 transplantes no país.

O Ministério da Saúde informa que, com a pandemia, houve impacto em toda a cadeia de assistência à saúde. “Os estados e municípios precisaram de estrutura, recursos humanos e insumos para atendimento aos pacientes com Covid-19. Com isso, houve redução nos números procedimentos, que seguiu o que observado em países da Europa acometidos antes do Brasil.”, registra.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!