fãs decepcionados e o futuro incerto

fãs decepcionados e o futuro incerto

A autora de Harry Potter voltou a se envolver em polêmicas, mais uma para a enorme lista que vem envolvendo a saga nos últimos meses

Harry Potter
J.K. Rowling em um evento em defesa dos Direitos Humanos. | Foto: Reprodução.

J.K. Rowling, escritora da franquia de livros infantis mais vendidos da história, voltou a se envolver em polêmicas envolvendo a comunidade transgênero. Na última semana, ela anunciou informações sobre seu próximo livro, Troubled Blood. Na história, um detetive investiga um assassino que se veste de mulher para cometer seus crimes.

Críticos apontaram para a história como um reforço de um estereótipo negativo de pessoas transgênero, além de serem, claramente, um endossamento de uma opinião, já defendida pela autora. Em um texto publicado há três meses, Rowling diz que se recusa a curvar-se diante do movimento trans, o qual ela afirma: “estar causando um dano demonstrável ao tentar erodir a mulher como uma classe política e biológica”.


Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, Harry, Hermione e Rony dos filmes da saga, Robbie Coltrane, o Hagrid e Eddie Redmayne, protagonista de Animais Fantásticos e Onde Habitam, foram apenas algumas das celebridades que se manifestaram contrários às declarações da escritora, e declararam seu apoio à comunidade trans. Fãs de todo o mundo mostraram-se decepcionados, e o MuggleNet, maior comunidade na Internet de fãs da saga, divulgou uma nota desaprovando os comentários de J.K.

Já seria complicado o suficiente se essa fosse a única polêmica a envolver a saga atualmente. Os problemas, porém, vão além, e podem comprometer seriamente o futuro do Mundo Mágico.

E quanto aos animais fantásticos… onde habitam?

Anunciado originalmente como uma trilogia, o spin-off de Harry Potter, que se passa 70 anos antes da saga original, Animais Fantásticos e Onde Habitam, prometia contar a história de Newt Scamander, um magizoologista que carrega uma mala cheia de criaturas mágicas, eventualmente as perde, e precisa procurá-las por Nova York.

O primeiro filme, lançado em 2016, fez números aceitáveis de bilheteria e recebeu um bom acolhimento da crítica. Recebeu 2 indicações ao Oscar e venceu em uma delas, a de Melhor Figurino. A Warner Bros., então, anunciou uma mudança, de 3 para 5 filmes. A sequência da série, de 2018, porém, obteve resultados completamente avessos ao do primeiro. Foi massacrado pela crítica, e também, um fracasso de público – considerando o que se espera de um título do universo Harry Potter –, e se tornou o filme que menos lucrou de toda a saga.

A rejeição veio, em partes, devido a um boicote, contrário à presença de Johnny Depp no filme. Na época, o ator vivia o auge de sua polêmica com sua ex-esposa, Amber Heard, a qual o acusava de violentá-la.

Outro ator do filme a envolver-se em problemas, Erza Miller, que interpreta o personagem Credence, teve um vídeo divulgado onde ele, aparentemente, enforcava uma fã e a deitava no chão. Houve boatos de que a filmagem seria apenas uma encenação, mas nada foi esclarecido pela assessoria do ator.

Em meio há tantos problemas, a produção do terceiro filme da série, que estava em preparação, teve de ser interrompida devido à pandemia de Covid-19. Especialistas de cinema duvidam do cancelamento definitivo dos filmes, mas sugerem uma, talvez, encurtada na história para 4 filmes, ou mesmo, um retorno para a ideia inicial de trilogia.

Animais Fantásticos e Onde Habitam 3 está com a estreia prevista para novembro de 2021. 

Hogwarts Legacy, RPG de Harry Potter

Na última quarta-feira (16), foi divulgado o trailer do jogo Hogwarts Legacy, RPG do universo de Harry Potter, previsto para ser lançado em 2021. No game, o jogador controla um estudante na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

A Warner Bros. Games fez questão de vir a público avisar que J.K. Rowling não teve envolvimento direto no desenvolvimento do jogo, em uma tentativa de evitar um eventual boicote, devido às declarações da escritora. De qualquer forma, ela deverá receber por direitos autorais.

O game chega para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. Confira o trailer:

____________________________________
Por Lavínia Xavier – Fala! ESPM


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!