Lukashenko presta juramento em cerimônia secreta em Belarus | Mundo

Lukashenko presta juramento em cerimônia secreta em Belarus | Mundo

O líder de Belarus, Alexander Lukashenko, que enfrenta um grande movimento de protesto nas ruas desde sua reeleição em agosto, prestou juramento para o sexto mandato em uma cerimônia secreta, informou nesta quarta-feira (23) a agência estatal de notícias Belta.

“Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, depois assinou o documento e a presidente da Comissão Eleitoral entregou o certificado de presidente da República de Belarus”, afirmou a Belta.

Polícia prende 100 pessoas em sexta semana de protestos em Belarus

Polícia prende 100 pessoas em sexta semana de protestos em Belarus

Os meios de comunicação independentes e as plataformas da oposição já haviam mencionado a possibilidade de uma cerimônia secreta depois que o cortejo presidencial foi observado percorrendo a cidade em alta velocidade. A principal avenida de Minsk foi fechada ao público, e um grande dispositivo policial foi mobilizado.

Alemanha não reconhece Lukashenko

O porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert , disse que o país não reconhece Lukashenko como presidente da Belarus, mesmo com a cerimônia.

O Ministério da Relações Exteriores da Alemanha tem se esforçado para que a União Europeia aplique sanções à Belarus assim que possível.

Desde 9 de agosto, dia da eleição presidencial, as ruas de Minsk se transformaram em cenário de grandes manifestações que pedem a renúncia de Lukashenko. A reeleição, na qual o líder conseguiu 80% dos votos, é considerada uma fraude pela oposição.

Os atos foram reprimidos de maneira violenta. Quase todos os líderes opositores estão exilados ou foram detidos, como a candidata Svetlana Tikhanovskaya, que reivindica a vitória nas eleições e está na Lituânia.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!