Bolsonaro e Trump abrem nesta terça a primeira Assembleia Geral virtual da ONU | Mundo

Bolsonaro e Trump abrem nesta terça a primeira Assembleia Geral virtual da ONU | Mundo

No ano em que comemora 75 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza pela primeira vez em sua história uma Assembleia Geral virtual. Líderes de todo o mundo não estarão reunidos em Nova York, como tradicionalmente, mas discursam a partir desta terça-feira (22) em vídeos pré-gravados.

O primeiro a falar é o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, às 10 horas (horário de Brasília). O chefe de estado do Brasil abre o debate geral desde 1947, quando o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha presidiu a Primeira Sessão Extraordinária da Assembleia Geral e a Segunda Sessão da Assembleia Geral.

Bolsonaro será seguido pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Ainda não se sabe se Trump será exceção e irá mesmo até a sede falar pessoalmente. Em julho, a embaixadora dos EUA na ONU, Kelly Craft, disse que isso aconteceria.

O tema deste ano é “O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos: reafirmar nosso compromisso coletivo com o multilateralismo – confrontando a Covid-19 por meio de uma ação multilateral eficaz”, mas nem todos os discursos devem ter o assunto como ponto central.


Ainda no período da manhã, se destacam os pronunciamentos dos presidentes da China, Xi Jinping, Cuba, Miguel Diaz Canel, Rússia, Vladimir Putin, e do Irã, Hassan Rouhani, além do francês Emmanuel Macron.

No total, serão 14 chefes de estado a falar pela manhã. A partir das 16 horas (horário de Brasília), os pronunciamentos serão retomados com outros 19 líderes.

Representantes da Colômbia, México, Uruguai, Argentina e Peru e de nações africanas estão entre os que falarão durante a tarde.

Os discursos do debate geral seguirão até o dia 26 e também no dia 29 de setembro, sempre das 10 às 22 horas, no horário de Brasília. A Assembleia tem ainda uma série de encontros paralelos – que este ano também serão virtuais – mas a agenda ainda não foi divulgada.

A Assembleia Geral deste ano é presidida pelo turco Volkan Bozkir e teve início no dia 15. Na primeira semana, porém, teve essencialmente encontros virtuais dos diversos grupos de trabalho da organização.

Criada após o fim da II Guerra Mundial, em outubro 1945, a ONU reúne 193 países membros, além de Palestina e Vaticano, que não são membros, mas estados observadores da Organização.


Compartilhe
Comente

Siga-me no Instagram @dumleao

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!