Lei que reserva vagas nas empresas ajuda a inserir pessoas com deficiência no mercado

Lei que reserva vagas nas empresas ajuda a inserir pessoas com deficiência no mercado

A lei reserva vagas nas empresas para pessoas com deficiência, ajuda a quebrar barreiras nas empresas. Werbeth Moura, 45 anos, conta que, por ter uma perna maior que a outra, em virtude de uma poliomielite (doença viral que pode causar paralisia), no início da vida profissional, sentia muita dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, principalmente antes da lei 8213/91.

A legislação passou a determinar a reserva de vagas nas empresas. “Por ter a perna direita mais curta do que a esquerda, por sequela de uma poliomielite, percebia que havia muita discriminação. Mas aqui, diferente de outros locais, tenho apoio, reconhecimento e oportunidades”, explica.

Para ele, atualmente, a deficiência não é barreira para galgar o crescimento profissional. Trabalhando há 9 anos na mesma empresa, Werbeth comemora o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, nesta segunda-feira, 21, com otimismo.

De acordo com o Banco Mundial, há 1 bilhão de pssoas com deficiência no mundo, cerca de 15% da população mundial. Já segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 23% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, totalizando cerca 45 milhões de pessoas.

Para Lorena Brasil, analista de RH, não há distinção entre os profissionais na empresa. “Nossa política é de promoção da igualdade. Quando realizamos a seleção de um colaborador, avaliamos a sua competência, não se tem alguma deficiência, se é homem ou mulher, sua orientação sexual ou cor de pele”.

“Dentro deste parâmetro, estamos desenvolvendo uma agenda de diversidade e inclusão na empresa. Para isso, fazemos mapeamento de parceiros para dar ainda mais espaço de inserção no marcado de trabalho para estes profissionais”, finaliza.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!