Israel dá início a segundo lockdown nacional por causa do coronavírus | Mundo

Israel dá início a segundo lockdown nacional por causa do coronavírus | Mundo

Israel deu início nesta sexta-feira (18) a seu segundo lockdown nacional por causa da pandemia do novo coronavírus. O confinamento de três semanas coincide com os feriados religiosos mais importantes para os judeus: o Rosh Hashanah (Ano Novo) e o Yom Kipur (Dia do Perdão).

Israel começa novo lockdown de três semanas

Israel começa novo lockdown de três semanas

O governo impôs limites à circulação de pessoas e às reuniões em grupo em todo o país. Entre as medidas está a proibição de os israelenses se afastem por mais de 500 metros de casa (haverá permissão para ir a locais de trabalho, porém com limitações). As reuniões devem se limitar a, no máximo, 10 pessoas em ambientes fechados e 20 em ambientes abertos.

Permanecerão abertos mercados, farmácias e o aeroporto internacional de Tel Aviv. Shoppings e hotéis serão fechados. As escolas já pararam de funcionar na quinta-feira (17).

Judeus rezam em uma sinagoga de Jerusalém equipada com proteção de plástico antes do início do segundo confinamento em Israel — Foto: Ronen Zvulun/ Reuters

O primeiro bloqueio no país começou a vigorar no fim de março e foi flexibilizado em maio à medida que o número de novos casos caiu muito. Na semana passada, o número diário de novos casos subiu para mais de 5 mil. No domingo (13), o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, anunciou o novo confinamento de três semanas.

O país, que tem 9 milhões de habitantes, registrou oficialmente mais de 170 mil casos e mais de 1,1 mil mortes pela Covid-19 até esta sexta, segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins.

Na noite de quinta-feira, cerca de 400 pessoas em Tel Aviv contra as novas restrições de circulação.

Sala de aula de escola em Jerusalém fica vazia após decisão do governo de impor um novo confinamento de 3 semanas em Israel — Foto: Ammar Awad/ Reuters


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!