Após decisão de retirada da Força Nacional do sul da Bahia, Rui agradece ao STF

Após decisão de retirada da Força Nacional do sul da Bahia, Rui agradece ao STF

O governador Rui Costa parabenizou o Supremo Tribunal Federal (STF) por deferir liminar que pede a retirada da Força Nacional de Segurança Pública no sul do estado. O ministro Edson Fachin determinou, nesta quinta, 17, que a União retire dos municípios de Prado e Mucuri, no prazo de até 48 horas, todo contingente da Força Nacional. Rui disse que a decisão mostra o respeito ao pacto federativo e à democracia.

O agradecimento do governador foi feito durante visita ao município de Barra, parte da programação da viagem de número 600 ao interior da Bahia, nesta sexta-feira, 18.

“Quero agradecer e parabenizar o STF pelo respeito aos entes federados. Me orgulha de na Bahia darmos o exemplo, desde o governo Wagner, respeitando em cada cidade o prefeito ou prefeita, independentemente da sua filiação partidária, se votou ou não votou no governador. Nós temos que respeitar a vontade da população. Isso se chama pacto federativo. Isso se chama democracia. Infelizmente, o atual governo (federal) não tem nenhum apreço e respeito pela democracia e pelo pacto federativo”, disse.

Rui pontuou que a Constituição brasileira é muita transparente em relação ao respeito com os entes federados. “Portanto essa atitude é ilegal e, na minha opinião, beira ao crime de responsabilidade, além de ser um brutal desperdício de dinheiro. Acho que o Tribunal de Contas deve apurar esse processo”. O governador explicou que o fato em questão não se trata de uma disputa de terra, e sim de um assento regular, que existe há mais de dez anos.

“Não há disputa ali que exija força policial, para mediar ou evitar conflito. O assento é do Incra há mais de dez anos. O que está sendo resolvido lá agora é apenas papelada, documentação”, finalizou.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!