Pesquisas fazem parte do DNA do Grupo A TARDE

Pesquisas fazem parte do DNA do Grupo A TARDE

Pesquisas eleitorais são uma tradição em A TARDE, com diversos levantamentos publicados ao longo dos anos, seja isoladamente ou em parceria com outros veículos de comunicação, como ocorreu em 2014, com TV Aratu e a Rádio Metrópole. A sondagem à época foi realizada pelo instituto Sensus.

A tradição de publicar pesquisas vai além das eleições municipais e estaduais, incluindo sondagens para presidência e até mesmo para o Congresso Nacional.

Em 2010, por exemplo, em parceria com o instituto Vox Populi, o eleitorado baiano foi questionado sobre suas intenções de voto para o Governo do Estado, Senado e Presidência da República. Foram mil pessoas ouvidas, em 54 municípios baianos. O cenário eleitoral apresentado foi o mesmo captado, na época, por outros dois institutos de pesquisa que haviam divulgado levantamentos próximos.

Dois anos antes, também com o Vox Populi, A TARDE saiu na frente e publicou, em julho, a primeira pesquisa sobre a corrida eleitoral em Salvador após a definição das chapas que concorreriam. Na ocasião, também foram avaliadas pelos soteropolitanos as administrações do então prefeito João Henrique, do governador Jaques Wagner e do presidente Lula. Foram 600 entrevistas realizadas. No total, foram quatro pesquisas em 2008 com o Vox Populi sobre a sucessão municipal na capital baiana – uma em julho, uma em agosto e outras duas em setembro.

Em 2004, a sondagem começou ainda mais cedo, a quase seis meses do pleito municipal, com nove nomes apresentados para o eleitorado na pesquisa estimulada. O trabalho foi realizado pela Alconta, com 595 entrevistados em 86 bairros da capital. Também houve pesquisas em outros municípios da Região Metropolitana de Salvador.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!