Netanyahu pede desculpas pela morte de árabe israelense acusado de ser terrorista | Mundo

Netanyahu pede desculpas pela morte de árabe israelense acusado de ser terrorista | Mundo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu desculpas nesta terça-feira (8) à família de um árabe israelense morto pelas forças de segurança em 2017, após o classificarem erroneamente como “terrorista”.

“Quero me desculpar com a família Qiyan, cujo pai, um cidadão israelense, foi morto sob o pretexto de que era terrorista, quando não era”, declarou Netanyahu.

Em janeiro de 2017, policiais faziam uma operação para desocupar a aldeia beduína de Umm Al-Hiran, no sul israelense. Na versão original da polícia, o homem identificado como Yacub Musa Abu al-Qiyan avançou com o carro sobre os agentes de segurança, matando o oficial Erez Levi.

Entretanto, testemunhas disseram que al-Qiyan foi baleado quando dirigia lentamente nos arredores do vilarejo. Só aí que, ferido, o motorista perdeu o controle e atropelou o policial.

Na noite de segunda-feira, o jornalista israelense Amit Segal demonstrou com documentos que uma investigação policial interna concluiu que houve um erro — e, mesmo assim, o então comandante da polícia, Roni Alcheikh, optou por não revelar a verdade.

Netanyahu admite erro da polícia

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em declaração à imprensa nesta terça (8) — Foto: Alex Kolomiensky/Pool/AFP

Em entrevista nesta terça-feira, Netanyahu alegou que a polícia lhe garantiu em 2017 que se tratava de um ataque em que um veículo foi jogado contra seu alvo.


“Eles me disseram que era um terrorista e ontem descobrimos que não era, mas que ele foi designado como tal por promotores e policiais que estavam tentando encobrir a realidade”, disse ele.

“Este homem foi rotulado de terrorista apenas para evitar que a polícia fosse considerada irresponsável”, acusou Netanyahu.

PLAYLIST: Veja mais vídeos de notícias internacionais


Compartilhe
Comente

Siga-me no Instagram @dumleao

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!