Cesare Battisti anuncia greve de fome na prisão na Itália | Mundo

Cesare Battisti anuncia greve de fome na prisão na Itália | Mundo

Cesare Battisti, o condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos na década de 1970 que foi refugiado no Brasil até 2018, anunciou nesta terça-feira (8) o início de uma greve de fome para protestar contra seu regime de encarceramento. Ele redigiu uma carta para tornar público o seu protesto.

Battisti, de 65 anos, é mantido em isolamento desde meados de janeiro de 2019 no presídio de segurança máxima de Oristano, na Sardenha, o que o impede de qualquer contato e atividade.

Veja reportagem sobre a condenação de Battisti à prisão perpétua, na Itália.

Justiça italiana confirmou a sentença de prisão perpétua para Cesare Battisti

Justiça italiana confirmou a sentença de prisão perpétua para Cesare Battisti

Na carta, ele reclama que a administração penitenciária não responde a seus pedidos escritos e orais para “restabelecer a legalidade” de sua situação.

Battisti reivindica a transferência para uma prisão onde possa ver seus familiares mais facilmente, assim como a revisão de seu rígido regime de detenção –“a segurança máxima prevista para os terroristas”. Ele alega que “as condições de risco que a justificariam não existem mais”.

Confissão perante o juiz

Battisti foi refugiado na França por 15 anos e depois veio ao Brasil. Ele foi capturado em janeiro de 2019 na Bolívia, após cerca de 40 anos foragido. Na sequência, foi extraditado para a Itália.

Poucas semanas após seu encarceramento, reconheceu perante um juiz, pela primeira vez, sua responsabilidade pelos assassinatos.

Durante seu período na França entre 1990 a 2004, Cesare Battisti se beneficiou da proteção do presidente socialista da época, François Mitterrand, que se comprometeu a não extraditar nenhum militante de extrema esquerda que aceitasse renunciar à luta armada.

Em 2004, porém, o governo do presidente Jacques Chirac decidiu pôr fim à “jurisprudência Mitterrand” e extraditar Battisti. Ele então fugiu para o Brasil com uma identidade falsa e, conforme seu relato, com a ajuda dos serviços secretos franceses.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!