Top5daLorena: as músicas mais ouvidas de cada região do Brasil

Top5daLorena: as músicas mais ouvidas de cada região do Brasil

Ranking dos principais hits de cada região mostram que o sertanejo é principal força no país

Você já parou para pensar quais são as músicas mais ouvidas de cada região de país? Mesmo com cada local tendo suas particularidades, cultura e costumes, a música tem o poder de romper e chegar até os cantos do Brasil. Ainda mais no tempo em que vivemos, com tantas plataformas digitais que completam o poder da comunicação que antes pertencia apenas aos meios tradicionais. Contudo, mesmo com tanta modernidade, o rádio e os canais de áudio seguem sendo umas das principais fontes de entretenimento, principalmente com os afazeres do dia a dia.



Leia mais: Péricles lança três músicas inéditas para novo álbum


No trânsito, no trabalho de home office, no churrasco do final de semana e até no som alto do vizinho, ainda é um bom companheiro do homem. Pensando nisso, e com base nos dados do mês de julho do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), fizemos uma lista especial com os principais hits: do sul ao norte do Brasil.

Antes de mais nada, vale destacar que o ranking traz uma informação muito importante, mostrando que o sertanejo é a principal força do país nos canais de rádio, tendo apenas alguns “entrometidos” como Léo Santana, Wesley Safadão e Victor Kley entre as dez principais canções. Além disso, a música Liberdade Provisória, de Henrique e Juliano é a mais ouvida de todo o país, estando na primeira colocação em todas as regiões do país, com exceção do nordeste, onde aparece na segunda colocação, estando atrás de Com Ou Sem Mim, de Gustavo Mioto.

Sul: o domínio das músicas sertanejas

A música “Aí Eu Bebo”, de Maiara e Maraísa, é uma das mais ouvidas do Sul do Brasil (Reprodução / YouTube/ @MaiaraeMaraísa)


Pra começar essa viagem e esse “vlog” de geografia brasileira, pega o mate no embarque que se inicia pelo Sul do Brasil. Assim, tendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o sertanejo se torna o principal gênero musical da região e o ranking apenas vem como embasamento. Na primeira colocação, temos a música Liberdade Provisória, de Henrique e Juliano, que é o hit mais ouvido durante a quarentena no Brasil.

Completando a lista, Aí eu Bebo – Maiara e Maraisa; Bebi Minha Bicicleta: Zé Neto e Cristiano; Água Com Açúcar-Luan Santana; Na Cama Que Eu Paguei- Wesley Safadão feat. Zé Neto e Cristiano. Como um bônus, a música Graveto, de Marília Mendonça, que aparece como uma das mais acessadas nas plataformas digitais.

Sudeste: na terra do funk e pagode, o sertanejo domina

“Água Com Açúcar”, de Luan Santana, aparece com uma das mais ouvidas do Spotify no Brasil. (Foto: Rubens Cerqueira / Reprodução)


Mesmo com a força do funk e do pagode na região, principalmente pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e ainda com a crescente do rap e do hip hop, o sertanejo também tem domínio no Sudeste, onde também temos Minas Gerais e Espírito Santo. No ranking, quase que há uma cópia do Sul do Brasil, tendo destaque para as mesmas composições. Contudo, a diferença está nas posições das músicas. No topo da lista, Liberdade Provisória e Aí Eu Bebo seguem como as duas mais ouvidas.

Abaixo delas, o single Água Com Açúcar, de Luan Santana, está na frente de Bebi Minha Bicicleta, de Zé Neto e Cristiano. Como um destaque interessante para o hit Cheirosa, de Jorge e Mateus, que completa o Top 5 da região.

Centro-Oeste: o berço das músicas do sertanejo universitário

Gusttavo Lima é um dos cantores mais ouvidos do Centro-Oeste. (Reprodução/YouTube @GusttavoLima)


Aqui não tem nenhuma novidade. Fonte das principais revelações do sertanejo de todos os tempos, como Zezé di Camargo e Luciano, Luan Santana e tantos outros, o gênero se faz presente na vida das pessoas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Igualmente ao Sul e Sudeste, Liberdade Provisória segue na liderança como a principal canção da região e do país. Entretanto, na segunda posição está Com Ou Sem Mim, de Gustavo Mioto, que tem quase 200 milhões de views no YouTube.

Além de Graveto, de Marília Mendonça, que aparece na terceira colocação, as músicas A Gente Fez Amor, de Gusttavo Lima e Show de Recaída, de Bruno e Marrone, aparecem como um grande diferencial dos outros cantos do país.

Nordeste: apenas Léo Santana aparece como representante do axé na lista

Aos 23 anos, Gustavo Mioto se torna o cantor mais ouvido do Nordeste. (Reprodução/Facebook @GustavoMioto)


Na terra do baião, axé, forró, frevo e tantas musicalidades incríveis, temos o mesmo prognóstico, com o sertanejo dominando a lista, mas com a presença de um “entrometido”. Além disso, vale destacar que, diferente de todas as outras regiões, Liberdade Provisória não aparece como a principal canção. Assim, Com Ou Sem Mim, de Gustavo Mioto, é a grande sensação nos nove estados do Nordeste brasileiro, principalmente no Ceará e Pernambuco.

Depois de Água Com Açúcar, de Luan Santana, uma outra sensação aparece como diferencial. A música Mentira, de Felipe Araújo, é a quarta mais ouvida, seguida do cantor de axé Léo Santana com o hit Contatinho, que foi um sucesso tendo ainda a participação de Anitta.

Norte: Medalha de Prata e Áudio são destaques na região amazônica

Com participação de Maiara e Maraisa, “Medalha de Prata”, de Zé Felipe, é uma das mais ouvidas do Norte. (Reprodução/YouTube @ZéFelipe)


Chegando no fim da lista, mas no topo do nosso Brasil, o Norte cativa principalmente pela rica vegetação, preservação da cultura indígena e a música. Contudo, nos sete estados desta região, o domínio do sertanejo nos veículos de rádio é bem evidente.

Além das já citadas Liberdade Provisória (Henrique e Juliano), Água Com Açúcar (Luan Santana), temos a música Medalha de Prata, do cantor revelação Zé Felipe, que foi lançada em 2019 e tem a participação de Maiara e Maraísa. Além disso, Graveto, de Marília Mendonça, e o “chiclete” Áudio, de Diego e Victor Hugo, completam o top 5 da região Norte.

Por: Sidney Araujo

(Foto Destaque: Top5daLorena: as músicas mais ouvidas de cada região do Brasil. Reprodução/Instagram @henriqueejuliano)



Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!