Festival de Cinema de Veneza inicia e manda recado: “ninguém vive sem cinema”

Festival de Cinema de Veneza inicia e manda recado: “ninguém vive sem cinema”

Festival de Cinema de Veneza conta com a presença de diretores de outros festivais

O 77º Festival de Cinema de Veneza iniciou nesta quarta-feira (02) no famoso Lido de Veneza com mensagens em defesa ao cinema. Durante a cerimônia de abertura, os diretores dos sete maiores Festivais de Cinema, entre eles: Cannes, Berlim e Locarno subiram no palco para uma declaração: “Queremos repetir com firmeza esta noite: devemos cuidar de nossas salas de cinema”, dizia o grupo.




Festival de Cinema de Veneza

Cate Blanchett criticou streaming em cerimônia de abertura. (Foto: Reprodução/AP/Variety)


Ainda na abertura os diretores falaram sobre a ansiedade e insegurança de reabrir as salas, mas enfatizaram a importância da luta pela sobrevivência das grandes telas: “sabem que agora, mais do que nunca, ninguém vive sem cinema”.


Similarmente, como presidente do júri, a atriz Cate Blanchett também subiu ao palco trazendo uma sutil crítica ao serviço de streaming: “sustentados pelos SVODs, há um componente vital que está faltando. E está aqui esta noite: são estranhos reunidos no escuro em antecipação a uma experiência coletiva”, disparou a atriz.

Leia mais: Netflix disponibiliza filmes e séries de maneira gratuita

Após as paralisações das exibições nas grandes telas, o Festival é o primeiro dentre os maiores, a realizar o evento presencialmente. Entretanto, o evento tomou uma série de protocolos para prevenir o contágio de Covid-19. Tais medidas incluem: o uso de máscara durante todo o evento, o público não poderá se aproximar do tapete vermelho, tampouco da saída do Festival.


Festival de Cinema de Veneza segue protocolos de segurança para exibição. (Foto: REUTERS/Yara Nardi/G1)


Espaço para produções independentes

Embora haja ausência dos filmes Hollywoodianos, por conta de congelamento de produções ou datas de lançamentos indefinidas, a disputa pelo Leão de Ouro deste ano trará longas com cineastas novatos na competição. Desse modo, dos 18 cineastas, treze nunca participaram. A maioria dos longas é europeu, dois americanos e mais uma vez, vemos a crescente do cinema asiático, cinco estarão presentes na edição.

Serão doze dias de Festival e o público para assistir aos longas deverão realizar reservas de assento para evitar aglomeração, incluindo jornalistas.

Por: Saiane Castro

(Foto Destaque: Leão de Ouro. Reprodução/AdoroCinema)



Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!