Bruno Reis lidera as intenções de voto para prefeitura de Salvador

Bruno Reis lidera as intenções de voto para prefeitura de Salvador

Levantamento da empresa Paraná Pesquisas indica que o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) é o nome mais bem posicionado na corrida eleitoral para a prefeitura da capital baiana. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, 03, e testa dois cenários diferentes para o pleito. A pesquisa foi encomendada pelo site Bahia Notícias.

No primeiro cenário foram listados dez pré-candidatos e Bruno Reis lidera com 34,9% das intenções de voto. O deputado Sargento Isidório (Avante) aparece em segundo lugar com 15,5%, seguido pela deputada Lídice da Mata (PSB), que tem 12,9%.

No segundo cenário, com apenas seis pré-candidatos, Bruno aparece com 38% e Isidório tem 19,5%. O levantamento ouviu 820 eleitores de Salvador de 29 de agosto a 2 de setembro e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário em que a pesquisa é espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são indicados, o político mais lembrado é o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), com 17,1% das intenções de voto. Bruno Reis é o segundo lugar, com 8,8%.

O Instituto Paraná mediu também a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na capital baiana. E, assim como no resto do Brasil, a taxa de desaprovação do presidente caiu de maio até o início de setembro.

Atualmente, Bolsonaro é desaprovado por 64,3% dos eleitores soteropolitanos. Em maio, quando o questionário anterior foi feito, o governo dele era desaprovado por 70,4% das pessoas.

A pesquisa traz ainda a avaliação feita pelos eleitores de Salvador, a maioria negativa. Para 40,5% dos entrevistados, a gestão de Bolsonaro é péssima e 10,4% a avaliam como ruim.

Por outro lado, outros 21,9% somam as avaliações positivas, com 8,2% classificações como ótima e 13,7% como boa. No meio termo, 25,1% das pessoas ouvidas acreditam que a administração do país é regular. Apenas 2,2% não sabem ou não opinaram a respeito.

O levantamento pesquisou também a popularidade do governador Rui Costa (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM) e o índice de aprovação dos dois cresceu.

A pesquisa mostrou que 80,1% dos entrevistados aprovam, enquanto outros 16,5% desaprovam Rui Costa . Em maio, 77% dos pesquisados aprovavam o governo, enquanto 18,8% desaprovavam.

Os 80,1% de aprovação atual do governo em Salvador empatam dentro da margem de erro com os índices do prefeito ACM Neto, que cravou 83,3% no levantamento .

Mas, enquanto a maioria dos entrevistados descreve a administração ACM Neto como ótima (36,5%) ou boa (36,8%), o governo pontua menos no quesito. Para 29,8% dos entrevistados Rui é ótimo, para 35,9% é bom e para 22,8% é regular.

 




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!