
Pelo menos 1 milhão e 100 mil moradores da capital baiana já realizaram o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Do total, mais de 335 mil atualizações foram feitas através do site http://www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br, criado pela Secretaria Municipal da Saúde na última quinta-feira (27).
“Tivemos uma instabilidade do site devido ao grande volume de acessos registrados na semana passada, no entanto, nossos técnicos reforçaram os servidores do portal e a situação foi sanada. Observamos algumas falhas no banco de dados do Ministério da Saúde, mas já sinalizamos ao governo federal e o problema pontual deve ser solucionado em breve. Nosso objetivo é dar mais comodidade às pessoas que poderão fazer a atualização sem a necessidade de deslocamento, bem como, evitar possíveis aglomerações nos postos de saúde”, explicou Leo Prates, secretário da Saúde no município.
O usuário vai poder realizar também o recadastramento de forma presencial em uma das 152 Unidades Básicas da rede municipal mais próxima da residência com o Agente Comunitário de Saúde da Unidade de Saúde. Os moradores de Salvador precisam informar o RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. Também vai ser possível que uma pessoa da família faça o cadastro dos outros moradores, caso apresente toda documentação. A validação do cadastro vai ser realizada após o acesso à unidade de saúde.
A medida obedece determinação do Governo Federal que implantou um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a estratégia principal de transferência de recursos da União para as prefeituras. Portanto, o recadastramento (que inclui a atualização e novos registros) vai ser fundamental para o município enfrentar situações como a atual pandemia, além de garantir o cuidado contínuo feito por inúmeros profissionais na prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assim como na oferta de vacinas, medicamentos, curativos entre outros.
Toda a população deve ser cadastrada, até aquelas que possuam plano de saúde e usuários que não utilizem de forma frequente as unidades de saúde. Quem já possui cadastro feito pelo agente comunitário não precisa realizar mais uma vez.