Turquia acusa a Grécia de armar uma ilha desmilitarizada | Mundo

Turquia acusa a Grécia de armar uma ilha desmilitarizada | Mundo

A Grécia e a Turquia entraram em uma disputa em torno de quem é o dono de uma região do Mar Mediterrâneo onde, recentemente, encontrou-se petróleo. Os dois países têm feito exercícios militares na área e se acusado mutuamente de invadir o espaço alheio.

Nesta segunda-feira (31), a Turquia acusou a Grécia de atos de “pirataria” ao tentar “armar” uma ilha desmilitarizada localizada perto do litoral turco, cujo status alimenta as tensões atuais no Mediterrâneo Oriental.

Turquia e Grécia disputam área rica em petróleo no Mar Mediterrâneo

Turquia e Grécia disputam área rica em petróleo no Mar Mediterrâneo

Foram divulgadas fotos, na semana passada, que mostram militares gregos chegando à ilha grega de Kastellorizo, a dois quilômetros do litoral turco. Nesse contexto de escalada entre os dois países, essas imagens geraram indignação do governo da Turquia.

“As iniciativas gregas para armar Meis [nome turco de Kastellorizo] são um novo exemplo de pirataria”, disse Omer Celik, o porta-voz do partido conservador islâmico AKP, do presidente Recep Tayyip Erdogan.

“Levar armas para o litoral turco é um absurdo”, escreveu ele em uma rede social.

No domingo, o Ministério das Relações Exteriores turco chamou a chegada de militares gregos em Kastellorizo de “provocação” e denunciou a violação de seu status de ilha desmilitarizada, estabelecido por um tratado de 1947.

Mapa mostra onde fica a ilha de Kastellorizo, no Mediterrâneo — Foto: G1

“Rejeitamos as tentativas ilegítimas para modificar o status desta ilha”, declarou o ministério em um comunicado.

Na sexta-feira, a AFP publicou algumas fotos mostrando a chegada de militares gregos armados em Kastellorizo, imagens que foram amplamente divulgadas pela mídia turca.

Segundo uma autoridade grega, vários militares já estavam presentes na ilha antes dessa data e a chegada de soldados na sexta-feira faz parte de uma rotação de militares.

A ilha de Kastellorizo é um dos principais pontos de discórdia entre Turquia e Grécia em sua disputa pela distribuição das imensas reservas de gás descobertas nos últimos anos no Mediterrâneo Oriental.

Atenas afirma ter o direito de explorar os recursos naturais ao redor desta ilha. Mas Ancara nega e considera que isso deixaria a Turquia sem dezenas de milhares de quilômetros quadrados de mar e a “prenderia no interior de seu litoral”.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!