Presidente do TRE-BA diz que eleitores e mesários vão cumprir protocolo rigoroso no dia da eleição

Presidente do TRE-BA diz que eleitores e mesários vão cumprir protocolo rigoroso no dia da eleição

À frente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Jatahy Júnior afirmou, nesta segunda-feira, 31, que mesários e eleitores terão que cumprir um protocolo rigoroso nos dias da eleição este ano. De acordo com ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu que os mesários terão acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como forma de se proteger do novo coronavírus.

“Vamos cumprir um protocolo rigoroso no dia da eleição. Não teremos biometria. Isso é bom, pois vai evitar o contágio. O eleitor vai ter as mãos higienizadas quando entrar na sessão e vai mostrar o documento de longe. Depois disso, ele vai ter acesso à cabine de votação e, ao sair, terá as mãos novamente higienizadas, disse o presidente do TRE-BA, ao enfatizar que a orientação é que cada eleitor leve a sua própria caneta. “Acho que, com esses cuidados, vamos conseguir fazer as eleições com tranquilidade.”, afirmou.

Segundo o presidente Jatahy Júnior, a Justiça Eleitoral facilitou o processo de chamamento dos mesários que, esse ano, poderá ser feito por telefone e e-mail, além de mensagens de WhatsApp. Para ele, mesmo com a pandemia da covid-19, é possível notar um aumento na inscrição de mesários voluntários.

Na Bahia, para se cadastrar como mesário voluntário, basta acessar o site do TRE, específico para a inscrição, e preencher um formulário. O desembargadora diz ainda que o cidadão pode também entrar em contato com o cartório de seu domicílio eleitoral.

Horário

O presidente do TRE-BA lembrou ainda que, na última quinta-feira, 27, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação nas eleições em uma hora, por conta da pandemia da Covid-19.

A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. Desta forma, o eleitores poderão ir até as seções votar das 7h às 17h – das 7h às 10h, a votação será preferencial para pessoas acima dos 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.

“Fala-se em uma abstenção maior, o que acredito que não será tão grande, fugindo do percentual que normalmente acontece, que é em termos de 20%. Trata-se de eleições municipais, em que as disputas são bastante acirradas e há um interesse maior por parte do eleitor de escolher o prefeito e o vereador, até mais do que nas eleições nacionais”, destacou Jatahy Júnior.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!