Como a gordofobia está presente na moda

Como a gordofobia está presente na moda

A gordofobia está presente na moda há tempos. O caso da modelo Tess Holliday é mais um exemplo do que acontece diariamente

Apesar das lutas diárias pela aceitação do corpo e pela representatividade, a gordofobia ainda está muito presente. No entanto, segue disfarçada do discurso preocupado sobre saúde, a gordofobia é reforçada pelos padrões de beleza estimulados pela moda. Desse modo, esse cenário fica mais evidente quando exemplificado, o caso da modelo Tess Holliday pode ser usado como referência.



No início deste ano, em janeiro no Grammy Awards, a modelo Tess Holliday usou um vestido rosa estampado por morangos bordados. A peça é assinada pela estilista Lirika Matoshi. Assim, na época, a modelo sofreu várias críticas pela escolha do vestido e foi incluída na lista das “Mal Vestidas”.



Tess Holliday no Grammy Awards. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Mais recentemente, o mesmo vestido virou trend dentro da rede social TikTok. Hashtag #strawberrydress teve mais de 13 milhões de visualizações e o vestido se tornou peça de desejo de diversas fashionistas. Contudo, a diferença é que no TikTok o vestido foi apresentações em modelos com corpo magro. Dessa forma, a sociedade gordofobica só consegue ver beleza quando é apresentado o padrão. Sendo assim, isso chama a atenção para como a sociedade e o mundo da moda só observam tendências e beleza em corpos magros.

Leia mais: Halo Eye: tendência volta em 2020

Através do seu Instagram, a modelo se pronunciou “Como é que pode esse vestido me fazer entrar na lista das malvestidas quando usei em Janeiro no Grammy, mas agora porque várias garotas magras o vestiram no TikTok todo mundo liga. Para resumir: a sociedade odeia pessoas gordas, especialmente quando elas estão ganhando”.

Tess contou à revista People sobre a dificuldade de ser aceita dentro do mundo da moda e de ter modelos que sirvam no seu corpo. “Eu não pensei que ela [Lirika Matoshi] responderia a minha mensagem ou que gostaria de vestir uma pessoa tão gorda quanto eu. Não por nada relacionada a ela, mas apenas pela minha experiência pessoal de tentar fazer com que designers me vistam”

Por: Isabella Vasconcelos

(Foto Destaque: Tess Holliday. Reprodução/ Instagram)



Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!