Manifestante pede namorada em casamento durante protesto em Belarus; veja vídeo | Mundo

Manifestante pede namorada em casamento durante protesto em Belarus; veja vídeo | Mundo

Um manifestante se ajoelhou e pediu a namorada em casamento no meio do megaprotesto contra o presidente Alexander Lukashenko em Minsk, capital de Belarus, neste domingo (30). Ela aceitou o pedido, sob aplausos dos outros manifestantes ao redor. Veja no VÍDEO acima.

Pedido de casamento em protesto em Belarus — Foto: Reuters

Ambos estavam enrolados na bandeira branco-vermelho-branco, adotada em Belarus logo após a dissolução da União Soviética em 1991 e retirada justamente durante o primeiro mandato de Lukashenko, que chegou no poder em 1994. O símbolo passou a representar os oposicionistas, sobretudo nestes protestos contra o presidente por denúncias de fraude eleitoral.

Em clima de festa, os manifestantes marcharam com bandeiras, flores e balões nas ruas centrais de Minsk. Apesar de os protestos correrem em atmosfera pacífica na maior parte do tempo, a polícia prendeu ao menos 140 pessoas. Grupos de direitos humanos, no entanto, dizem que o número de presos passou de 200.

Mulher se ajoelha em frente a cordão policial em Minsk, capital de Belarus, neste domingo (30) de protestos contra Alexander Lukashenko — Foto: AP Photo

No sábado, agências de notícias e jornais de diversos países relataram que seus repórteres em Minsk tiveram as credenciais cassadas. Em alguns casos, os profissionais foram deportados à Rússia.


Esses jornalistas cobriam os protestos que eclodiram em Belarus com mais uma reeleição de Lukashenko, cercada de denúncias de fraudes. O presidente bielorrusso apertou o cerco contra manifestantes e prendeu opositores que protestavam em Minsk. Houve mortes nos confrontos com a polícia.

Entenda mais no VÍDEO abaixo

5 pontos para entender a crise em Belarus

5 pontos para entender a crise em Belarus


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!