Ator e Ex-Governador da Califórnia

Ator e Ex-Governador da Califórnia

Conhecido por sua carreira como fisiculturista e ator, também como figura ativa na política estadunidense, Arnold Schwarzenegger é um dos nomes mais reconhecíveis mundialmente, mesmo sendo difícil de se soletrar.

Já fez papéis de personagens marcantes na história do cinema de ação, como Conan, o bárbaro, e a máquina assassina, o Exterminador do Futuro. Há pouco tempo, já foi governador da Califórnia e usou seu poder político para combater o aquecimento global, criando leis para a redução de gases estufas e a implementação do uso de energias sustentáveis. 

Arnold Schwarzenegger
Arnold Schwarzenegger. | Foto: Reprodução.

Carreira de Arnold Schwarzenegger

Fisiculturismo

Arnold Schwarzenegger começou sua carreira como fisiculturista, em 1965, tornando-se um dos nomes mais importantes para o fisiculturismo. Ao completar dezoito anos, Arnold serviu as Forças Armadas da Áustria, um serviço obrigatório de um ano para todos os jovens austríacos. Porém, ele desertou para que pudesse participar no torneio Mr. Europa Junior, na qual venceu.


Ganhou várias vezes competições como Mr. Universe (1968-1970) e, o mais importante, Mr. Olympia (1970-1975). Após sua sexta vitória consecutiva, Schwarzenegger decidiu se aposentar como fisiculturista. No entanto, ele voltou da aposentadoria em 1980 para participar do Mr. Olympia de novo. Na época, estava treinando para o filme Conan, o Bárbaro e, devido a isso, queria vencer mais uma vez a competição aproveitando a boa forma. Com apenas sete semanas de treino, Schwarzenegger ganhou e oficialmente encerrou sua carreira a partir daí. 

Cinema

Querendo ser um ator famoso de Hollywood, Arnold Schwarzenegger teve sua primeira chance, em 1970, quando foi escolhido para atuar o papel principal de Hércules em Nova York, creditado sob o nome de Arnold Strong. Devido a seu sotaque extremamente carregado, a produção decidiu dublar sua voz.

Começou a ganhar destaque após o documentário Pumping Iron, que contava o mundo do fisiculturismo de forma dramatizada. Mas foi quando fez Conan, o Bárbaro que sua carreira decolou. Dois anos depois, Schwarzenegger fez outro filme que marcaria sua vida como ator, O Exterminador do Futuro, um dos melhores filmes de ficção cientifica/ação do cinema. 

Além de fazer filmes de ação, como O Predador e Comando para Matar, Arnold Schwarzenegger participou também de filmes de comédia, como Irmãos Gêmeos e Um tira no jardim de infância. Embora não seja um comediante, o sotaque e suas expressões faciais exageradas tornam o ator bem engraçado e cria cenas icônicas no cinema.

O ator também é conhecido por ter frases famosas em muitas das produções em que participou, como “I’ll be back” (Eu voltarei, em inglês), de O Exterminador do Futuro, ou “Get to the choppa!” (Vá para o helicóptero!), de O Predador. Seus bordões já apareceram em outros filmes, séries, paródias, todas referenciando o trabalho do ator.  

Política

Schwarzenegger também é um político afiliado ao partido republicano no Estados Unidos. Sua primeira nomeação política foi a de presidente do Conselho de Saúde Física e Desportos Presidencial pelo presidente George W. Bush, no qual serviu de 1990 a 1993.

Em 2003, deu uma parada como ator e se candidatou para o cargo de governador da Califórnia durante uma eleição de recall (eleição caso um político tenha seu mandato cassado ou revogado) e logo tornou-se notícia nacional e internacional.

Ele recebeu apelidos referenciando sua carreira como ator, como o “Governator” e “The Running Man”, e a eleição recall teve o nome de “Total Recall”, também referenciando um filme dele. Schwarzenegger ganhou a eleição, cumpriu o restante do mandato e se reelegeu para um mandato completo.

Arnold foi proativo como governador com a questão do aquecimento global, assinando propostas de lei para regulamentação da nação sobre as emissões de gases de efeito estufa, proibição de contratos entre empresas que não atendem às regulamentações e a redução de emissões de dióxido de carbono para estações de energia elétrica. O legado do governador continua até hoje, com o estado da Califórnia se comprometendo a produzir 100% energia limpa até 2045. 

Desde que terminou seu mandato em 2011, Arnold Schwarzenegger retomou sua carreira de ator com o foco em filmes de ação. Mesmo tendo a idade de 73 anos, o ator mantém sua forma física com seu regime de exercícios e não planeja parar tão cedo. Antes da pandemia, Arnold retornou à franquia do “Exterminador” com O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio. Embora o filme em si não tenha sido um sucesso, teve uma atuação boa como o Exterminador. 

____________________________
Por Guilherme Schanner – Fala! Mack


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!