Veja homenagens pelo mundo às vítimas da explosão de Beirute | Mundo

Veja homenagens pelo mundo às vítimas da explosão de Beirute | Mundo

Os dois países, tecnicamente, estão em estado de guerra por conta do grupo muçulmano xiita Hezbollah. Israel e Hezbollah travaram uma guerra que durou um mês em 2006, e trocaram tiros novamente nas últimas semanas.

Palestinos acenderam velas em solidariedade ao povo libanês — Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, palestinos acenderam velas para mostrar solidariedade ao povo libanês. Na capital do Irã, a Torre da Liberdade se iluminou com as cores da bandeira libanesa e com as hashtags #PrayersForBeiruth e #PrayForLebanon.

Casal tira foto da Torre da Liberdade, em Teerã, que recebeu iluminação especial em homenagem às vítimas da explosão no porto de Beirute — Foto: Mehdi Mrizad/Fars

Em Paris, centenas de pessoas se reuniram em uma vigília em frente à Basílica de Sacre Cœur pelas vítimas da explosão. Mais tarde, as luzes da Torre Eiffel se apagarão uma hora antes do normal.


Membros da comunidade libanesa em Paris estenderam a bandeira do país em frente à Basílica de Sacre Cœur — Foto: Michel Euler/AP

Pela manhã, o Papa Francisco pediu aos católicos que rezassem pelas vítimas. Ele também pediu à comunidade internacional que se mobilizasse para ajudar o país. Durante a audiência geral, realizada na biblioteca do palácio pontifício e não na praça de São Pedro devido à pandemia do Covid-19, Francisco lembrou que a explosão também destruiu parte da cidade.

'Rezemos pelas vítimas e por seus familiares, e rezemos pelo Líbano’, pede Papa Francisco

‘Rezemos pelas vítimas e por seus familiares, e rezemos pelo Líbano’, pede Papa Francisco

O governo libanês declarou estado de emergência de duas semanas e disse que há cerca de 5 mil feridos e ao menos 135 mortos após a explosão de terça-feira em um armazém no porto de Beirute.

Equipes de resgate seguem com as buscas de desaparecidos após a enorme explosão. Nesta quarta, ainda há fumaça saindo da região portuária. As principais ruas do centro da cidade amanheceram cheias de escombros, com as fachadas dos edifícios destruídas e veículos danificados.

Ainda não se sabe o que levou à explosão, mas a suspeita é que tenha atingido um galpão que guardava grandes quantidades de nitrato de amônio, composto geralmente usado como fertilizante.

CASOS DE CORONAVÍRUS NO MUNDO


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!