Anos após tragédia, Itália inaugura nova ponte em Gênova | Mundo

Anos após tragédia, Itália inaugura nova ponte em Gênova | Mundo

Nesta noite, aviões deixarão um rastro com as cores da bandeira italiana ao passar pela moderna estrutura. A cerimônia oficial terá a presença do presidente italiano, Sergio Mattarella. O nome das vítimas da tragédia serão lidos. A festa, no entanto, é alvo de críticas dos familiares das vítimas, que terão um encontro privado com Mattarella.

A nova ponte foi projetada pelo célebre arquiteto Renzo Piano, nascido em Gênova, autor do Centro Pompidou e do novo Palácio de Justiça de Paris, assim como da Torre The Shard, em Londres.

Inspirada na história da cidade portuária, a ponte tem a forma de um casco de navio e com 1.067 metros de comprimento. Ela é branca e aerodinâmica. Será iluminada por 43 luzes com a forma de velas de um barco, em homenagem às vítimas.


O seu último trecho foi concluído em abril ainda em pleno confinamento pelo vírus, que matou quase 27 mil pessoas no país. Porém, ainda precisava ser pavimentada, passar por testes de resistência e ter painéis solares instalados.

Em 14 de agosto de 2018, a ponte Morandi, por onde passava a rodovia A10, ligando cidades no Norte da Itália ao Sul da França, desabou e sepultou dezenas de veículos em uma área bastante habitada da cidade portuária. Entre as 43 vítimas, estavam quatro crianças. A tragédia ocorreu pela manhã durante uma forte chuva que atingia a região.

Inaugurada em 1967, a ponte apresentou por muito tempo sérios problemas estruturais, que implicavam trabalhos de manutenção caros.

Os familiares das vítimas travam uma batalha legal com a empresa encarregada da manutenção da estrutura – uma subsidiária do grupo Atlantia, de propriedade da família Benetton, a maior concessionária de autoestradas na Itália. Eles a acusam de negligência.

Itália reconstrói ponte de Gênova em tempo recorde

Itália reconstrói ponte de Gênova em tempo recorde

Foto desta quarta-feira (15) mostra caminhão que por muito pouco não foi atingido pelo colapso da Ponte Morandi, em Gênova. Operações de busca continuam — Foto: Luca Zennaro/ANSA via AP

Ponte desaba em Gênova — Foto: Infografia: Roberta Jaworski


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!