Após ser sacrificado, filhote de orca é retirado de praia em Guarajuba

Após ser sacrificado, filhote de orca é retirado de praia em Guarajuba

Corpo de orca que encalhou na Praia de Guarajuba, em Camaçari, no sábado, 1º, foi removido do local na tarde deste domingo, 2, com o auxilio de uma retroescavadeira. O animal foi sacrificado após tentativas frustradas de devolução ao mar e de transferência para um centro especializado onde pudesse receber tratamento médico.

O filhote era uma fêmea de orca (Orcinus orca) de 3,7m. Segundo o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o animal foi encontrado em estado nutricional ruim, expelindo odor pútrido na expiração e episódios de vômito, o que demonstrava falta de condições de sobrevivência no ambiente natural sem tratamento.

De acordo com o vereador e ex-secretário de Turismo de Camaçari, Gilvan Souza, que acompanhou toda ação, a orca morreu por volta das 7h. Ele lamentou o falecimento do animal e disse que os biólogos envolvidos no processo fizeram tudo o que podiam.

“Fizemos toda a mobilização, seguimos toda a orientação, providenciamos todo o maquinário, mas chegou um momento que não pudemos fazer mais nada. O sentimento que fica é que precisamos nos descamisar de qualquer poder, de espaço que a gente ocupa. Era um animal muito bonito, que não é comum nas nossas praias. Fica o sentimento da perda, mas também o de admiração com os biólogos, que mostraram total esforço e comprometimento, afirmou.

O aparecimento de orcas é raro no litoral baiano, e pode ter sido motivado pela temporada de reprodução das baleias jubarte, uma vez que as orcas são predadoras dos filhotes de jubarte.

Confira o vídeo do momento que o animal é removido da praia:


 




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!