Fechamento antecipado das escolas salvou mais de 40 mil americanos da Covid, aponta estudo dos EUA | Coronavírus

Fechamento antecipado das escolas salvou mais de 40 mil americanos da Covid, aponta estudo dos EUA | Coronavírus

Pesquisadores dos Estados Unidos estimaram que a suspensão das aulas presenciais salvou a vida de mais de 40 mil norte-americanos durante a pandemia da Covid-19. Em um artigo, publicado nesta quarta (29) pela revista “JAMA”, eles estimaram que a medida também evitou mais de 1 milhão de novas infecções.

“O fechamento das escolas pode estar associado a aproximadamente 1,37 milhões de casos de Covid-19 a menos em um período de 26 dias. Ele também pode se relacionar a menos 40,6 mil mortes em 16 dias”, escreveram os cientistas.

Muitos estados norte-americanos suspenderam as atividades escolares no início de março. Nos EUA, onde o ano escolar vai de setembro a junho, os cientistas fizeram um levantamento em todos os 50 estados, entre março e maio de 2020, para construir uma projeção matemática.

Tendência de disseminação

Durante seis semanas, os pesquisadores recolheram dados sobre os fechamentos das instituições de ensino e cruzaram as informações com bases públicas de saúde. Com os números em mãos, os cientistas desenvolveram um modelo que apontou as tendências de disseminação da doença.


“Entre 9 de março e 7 de maio, o fechamento das escolas esteve associado à queda da incidência da Covid-19 e da sua mortalidade”, escreveram os cientistas. “Estados que fecharam antes, tiveram uma maior redução nessas taxas.”

O artigo abordou também o papel das crianças na transmissão do Sars-Cov-2. Segundo o pesquisadores, elas podem transmitir a doença para adultos e membros do grupo de risco. Menos suscetíveis ao vírus, crianças assintomáticas já foram identificadas como portadoras do vírus.

Outras medidas importantes

Os autores do estudo não descartaram a importância de outras medidas adotadas pelos estados para evitar a propagação do novo coronavírus. Entretanto, segundo eles, não está claro se as ações sozinhas teriam evitado as mortes, caso as escolas permanecessem abertas.

“É possível que a transmissão nas escolas tenha sido mitigada também com as recomendações do CDC e da Academia Americana de Pediatria, que incluem a limpeza frequente das mãos, uso universal de máscaras e o distanciamento físico”, disse o estudo.


Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!