Prefeitura registra recorde de denúncias de poluição sonora durante a pandemia no último fim de semana

Prefeitura registra recorde de denúncias de poluição sonora durante a pandemia no último fim de semana

Salvador registrou o maior número de denúncias de poluição sonora durante a pandemia neste fim de semana. De acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) recebeu 2.064 denúncias, mais que o dobro das 879 computadas no fim de semana anterior. A maior parte dos registros ocorreu em residências (710), seguida por veículo particular (688) e área pública (250).

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), Fazenda Grande do Retiro, Pernambués, Paripe, Uruguai, São Marcos, Itapuã, Plataforma, Liberdade, Engenho Velho de Brotas e São Caetano foram os dez bairros mais denunciados na sexta-feira, 24, sábado, 25, e domingo, 26. Além disso, festas conhecidas como paredão foram encerradas pelo órgão e equipamentos sonoros foram apreendidos nos bairro de Paripe, Canabrava, Fazenda Grande do Retiro e São Marcos.

“Esse aumento de denúncias nos preocupa. Algumas pessoas estão achando que está tudo liberado, e não está. Se as pessoas continuam desrespeitando o isolamento social e fazendo festa, aglomerações, o número de casos de infectados pelo coronavírus aumenta, como aumenta a ocupação dos leitos de UTI, e será preciso fechar tudo novamente, e ninguém quer isso”, alertou a subcoordenadora de Combate à Poluição Sonora da Semop, Márcia Cardim.

Em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), Transalvador, Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Polícia Militar da Bahia, a Semop realiza a operação Silere, para combater o problema da poluição sonora, sempre às sextas, sábados e domingos.

Durante a pandemia, a operação já realizou 166 ações em conjunto.

A multa para a prática de poluição sonora varia entre R$ 1.068 e R$ 168 mil, de acordo com a quantidade de decibéis excedentes. Além disso, exceder o volume previsto na legislação é crime, previsto no Artigo 54 da Lei Nº 9.605/1998, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa.




Compartilhe
Comente

Dum Leão

dumleao

Acesse e confira produtos incríveis…
Participe desse experiência.
3Cs – Confira! Compre! Compartilhe!